A Rua Capitão Cavalcanti, na Vila Mariana, é um endereço bastante peculiar da zona sul da cidade de São Paulo. Apesar de se encontrar em uma região bastante disputada pelo setor da construção civil, é um endereço bastante agradável para os que gostam de contemplar sobrados charmosos e casarões antigos, em quase sua totalidade bastante preservados.
No início do século XX, havia ai uma das mais belas chácaras paulistanas que temos lembrança e que ainda hoje é muito pouco conhecida: A chácara Conceição. A área onde estão os imóveis da foto, não eram parte da chácara, mas sim os limites dela. À época ai estava ainda visível o córrego do sapateiro.
Aliás, observando o mapa abaixo, de 1924, é possível observar que a rua ainda não existia muito provavelmente porque a chácara ocupava praticamente toda a área. Note que a esquina da foto acima era a bifuração do córrego:

Em 1924, uma Vila Mariana bem diferente dos tempos atuais.
Voltando aos sobrados geminados da altura de número 219, notamos que as construções estiveram ocupadas até meados do ano de 2010. Pelo estado em que os imóveis se encontravam, não podemos assegurar que ele eram ocupados regularmente. No entanto, após a desocupação, o imóveis parecem caminhar para uma reforma ou restauração.
Que o futuro destes imóveis sejam dignos. À medida que tivermos novidades, este tópico será atualizado.
Confira mais fotos dos sobrados (clique para ampliar):
ATUALIZAÇÃO – 30/09/2019: Felizmente quis o destino que estes dois sobrados não viesse abaixo para dar lugar mais um edifício com nome brega ou mais um daqueles horríveis conjuntos de sobradinhos geminados que estão pipocando por alguns bairros paulistanos.
Ambos imóveis foram reformados e continuam no lugar, funcionando agora com propósito comercial. Abaixo uma imagem atualizada no local:

Crédito: Google Street View
Comentarios