Sobrado – Rua Capitão Cavalcanti, 219

A Rua Capitão Cavalcanti, na Vila Mariana, é um endereço bastante peculiar da zona sul da cidade de São Paulo. Apesar de se encontrar em uma região bastante disputada pelo setor da construção civil, é um endereço bastante agradável para os que gostam de contemplar sobrados charmosos e casarões antigos, em quase sua totalidade bastante preservados.

No início do século XX, havia ai uma das mais belas chácaras paulistanas que temos lembrança e que ainda hoje é muito pouco conhecida: A chácara Conceição. A área onde estão os imóveis da foto, não eram parte da chácara, mas sim os limites dela. À época ai estava ainda visível o córrego do sapateiro.

Aliás, observando o mapa abaixo, de 1924, é possível observar que a rua ainda não existia muito provavelmente porque a chácara ocupava praticamente toda a área. Note que a esquina da foto acima era a bifuração do córrego:

Em 1924, uma Vila Mariana bem diferente dos tempos atuais.

Voltando aos sobrados geminados da altura de número 219, notamos que as construções estiveram ocupadas até meados do ano de 2010. Pelo estado em que os imóveis se encontravam, não podemos assegurar que ele eram ocupados regularmente. No entanto, após a desocupação, o imóveis parecem caminhar para uma reforma ou restauração.

Que o futuro destes imóveis sejam dignos. À medida que tivermos novidades, este tópico será atualizado.

Confira mais fotos dos sobrados (clique para ampliar):

ATUALIZAÇÃO – 30/09/2019: Felizmente quis o destino que estes dois sobrados não viesse abaixo para dar lugar mais um edifício com nome brega ou mais um daqueles horríveis conjuntos de sobradinhos geminados que estão pipocando por alguns bairros paulistanos.

Ambos imóveis foram reformados e continuam no lugar, funcionando agora com propósito comercial. Abaixo uma imagem atualizada no local:

Crédito: Google Street View
Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
ouça a nossa playlist:

8 respostas

  1. O córrego que cruza a rua e hoje está entubado é o córrego do Sapateiro, o mesmo que forma o lago do Ibirapuera e que desagua próximo à avenida JK no rio Pinheiros. Quanto à chácara Conceição: é duvidoso que ela ocupasse também os terrenos e o leito da rua Capitão Cavalcanti; essa chacara, em 1927, tinha como limite lateral as casas do lado par da rua CC. Meu avô, que morava no 116 da rua CC, comprou o lote da casa em 1925, portanto, quando logo depois que a rua foi loteada; e comprou de um casal português. Até onde se sabe, os donos da Chacara Conceição até 1927 (nesse ano venderam-na para os últimos donos) eram italianos. Enfim, muitas dúvidas a serem tiradas ainda.

  2. Um pouco mais sobre o córrego: ele era chamado também de Matadouro – aliás, esse mapa o chama por esse nome. Ele tem um afluente que passa pela rua do Gado (Diogo de Faria). Repare tb nas curvas de nível: aquela mais grossa limita as ruas da Vila Clementino. Hoje em dia é difícil reparar nisso.

  3. eu ja morei ai nesse sobrado e passei um tempo inesquecivel da minha vida

Deixe um comentário!

%d blogueiros gostam disto: