Sobrado – Rua Campinas do Piauí

Passeando recentemente pelo bairro de Itaquera em busca de casas antigas interessantes para fotografarmos, encontrei novamente esse misterioso sobrado localizado na rua Campinas do Piauí:

clique na foto para ampliar

Na primeira vez que passei diante dele, há seis anos, ele estava do mesmo jeito – talvez com um ou outro vidro quebrado a menos – mas tinha uma grande árvore na calçada que não facilitava muito para fotografar.

Desta vez não havia mais árvore alguma na calçada. Por alguma razão a arrancaram, e não foi devido as fios, já que a fiação aérea está instalada do outro lado da rua.

Todavia a ausência dela permitiu-me fotografar o imóvel.  Por quanto tempo será que ele está nesta condição ? Qual seria o motivo ?

Condições de conservação à parte, me chama muito atenção o estilo aplicado a construção. Trata-se de um imóvel de arquitetura única e bem curioso, com a estrutura ocupando o lote por completo.

Com um estilo que aparente ser do final dos anos 1970 ou início dos 1980, o imóvel tem um andar superior bem peculiar, inclusive com um grande vitrô cujo lado externo é côncavo.

clique na foto para ampliar

Finalmente, lá no alto, há o que parece ser uma espécie de sótão com um estilo que destoa um tanto dos andares baixos, devido a ausência da cerâmica que imita tijolos aparentes.

Apesar da situação que se encontra, achei este imóvel de Itaquera muito interessante. Qual será a história dele ?

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
ouça a nossa playlist:

12 respostas

  1. Interessante sim! Considero que, apesar de provavelmente desocupado há muito tempo, o imóvel ainda está em ótimo estado de conservação. O revestimento tem poucas falhas, portões e grades estão em bom estado. Seria muito barato deixá-lo perfeitamente em ordem.

  2. Problemas com inventário, certamente………Ninguém se interessa pela conservação (cara), mas todos querem seus dividendos!

  3. Eu acho que os donos devem ser filhos, quando crescem e cada um segue sua vida, conquistam suas coisas e acabam não cuidam muito, tipo herança de família, os pais falecem e por fim, como é difícil de vender, ou até mesmo alugar o imóvel ai fica assim bem triste abandonado.

  4. Passo aí com frequência e sempre me fiz esse tipo de pergunta. A propósito, essa região de Itaquera está cheio de imóveis incríveis. Alguns infelizmente já foram demolidos. Outros estão em perfeito estado de conservação.

  5. Eu estudei na frente dessa casa em 1995/1996. Na antiga pré escola da Estrela Guia. O imóvel já tinha esse aspecto de abandonado.

  6. Nossa eu precisando de um lugar pra morar….
    E triste ve uma cena dessa de verdade e se tivesse herdeiros e ja timham o suficiente e não quiseram a casa deveriam ter doado pra quem necessita so acho
    Mais amor mais gratidão

  7. Moram pessoas nele amigo, passa lá e da uma perguntada, eu moro na rua e sei que tem moradores, mas não tenho contato.

  8. Bom dia!
    Também admiro muito os prédios e casa antiga de São Paulo… As vezes fico triste por ver arquiteturas, lindas esquecidas..
    Também sempre quando encontro alguma no caminho ,me pergunto quem será que morol ai

Deixe um comentário!

%d blogueiros gostam disto: