Andar pela região das Perdizes, Lapa ou Barra Funda hoje em dia é andar próximo de muita mudança no visual urbano. Muitas demolições, obras a todo vapor e é claro muito abandono e descuido.
Na área inicial da Avenida Pompéia, há uma série de mudanças em andamento. Há pouco tempo tivemos um novo shopping center por ali, o Bourbon, e estamos ali do lado com as obras da nova arena da Sociedade Esportiva Palmeiras, que está saindo onde estava o antigo estádio Palestra Itália. Neste mesmo quarteirão da avenida, encontramos também um trecho de seis sobrados geminados e até um edifício sendo demolidos na esquina da Turiassú, e do outro lado outros sobrados vazios e abandonados.
O sobrado localizado na altura do número 193 desta avenida é um deles. O imóvel, que já foi residência e estabelecimento comercial hoje aguarda um novo destino. Entrar no imóvel é impossível, já que suas portas e portão foram lacradas com uma parede de blocos, que hoje é mural de grafite.
A antiga casa hoje é só um ponto degradante da paisagem urbana das Perdizes, um contraste com a imponência do shopping vizinho do lado e do SESC com assinatura de grife na sua arquitetura. O velho lar hoje é um prisioneiro de si mesmo, dentro de muros sem portas que tornaram-se fronteiras intransponíveis.
Comentarios