Sobrado Antigo – Rua Aporá

Fazendo um passeio pelo aprazível Parque da Aclimação encontrei essa residência antiga, maravilhosa e muito bem cuidada quando estava saindo do parque por um portão que nunca tinha passado antes, e que dá acesso à rua Aporá onde ela está localizada.

É impossível não parar e ficar admirando a beleza dessa construção e o esmero em sua preservação. Embora não tenha sido possível precisar a sua data de construção, seu estilo remete a algo entre as décadas de 1940 e 1950.

Desde os balaústres da sacada que mais parecem cobogós, aos detalhes arquitetônicos da fachada ao redor da janela do quarto e da entrada da garagem, tudo é muito bem preservado. Acredito que ao menos originalmente a casa tenha pertencido a portugueses ou descendentes pois no canto superior esquerdo é possível notar um escudo. Ele é muito similar aos encontrados na cara das antigas moedas portuguesas chamadas Escudo, que saíram de circulação com a chegada do Euro.

Não sei se ainda permanece no beiral da sacada, mas nas três vezes distintas que passei pela rua estava sempre esta imagem de anjo ali colocada. Tudo nesta casa é de muito bom gosto, deixo aqui meus parabéns aos seus moradores.

Veja abaixo mais duas fotos desta residência (clique sobre a imagem para ampliar):

Gostou desta publicação? Não esqueça de deixar seu comentário.
Gosta do nosso trabalho? Então ajude-nos a manter o site em atividade fazendo uma doação em nosso crowdfunding, seja um apoiador clicando aqui.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Edifício Nicolau Schiesser

Demolido em fevereiro de 2014, conheça a história e veja fotos atuais e antigas, além de plantas do Edifício Nicolau Schiesser, projetado por Rino Levi e inaugurado em 1934.

Leia mais »

Uma resposta

  1. Essa região é repleta de construções antigas. Pertence ao que eu chamo de “centro expandido”, colado ao Cambuci.
    É um passeio muito agradável, mas só até determinado ponto. Isso porque tem pedaços bem decadentes.
    Mas a casa é magnífica!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *