José Wasth Rodrigues foi um dos grandes nomes das artes plásticas do Brasil e entre seus inúmeros trabalhos destacam-se o brasão de armas da Cidade de São Paulo¹ e inúmeros registros artísticos do período colonial brasileiro.
São estes registros, aquarelas, que em meados da década de 1950 foram transformados em belíssimos cartões postais de São Paulo, onde eram vistos locais como a Rua do Rosário, Ordem Terceira do Carmo, Largo de São Francisco e outras localidades que ou já mudaram de nomenclatura ou foram demolidas.
Há pouco tempo encontrei em um antiquário da cidade uma coleção fechada com as 25 aquarelas que viraram postais.
Fiquei encantado com a qualidade do papel e com o estado de conservação deste produto de mais de meio século, novíssimo.
Abaixo, disponibilizo todas as imagens para vocês, e fica aqui uma pergunta: conseguem identificar todos os lugares retratados nas aquarelas ? As duas postadas ai em cima já dei a dica, o resto é com vocês.
Galeria – clique na imagem para ampliar:
Espero que estas imagens tenha ajudado você a conhecer esta outra cidade de São Paulo que havia aqui antes de nós e que praticamente não quase mais nada de pé.
Nota:
1 – O Brasão de armas de São Paulo desenvolvido por José Wasth Rodrigues foi devido a sua vitória, em 1917, de um concurso público da prefeitura paulistana a cidade escolher o seu símbolo de armas. Clique aqui e conheça a história deste concurso.
Respostas de 8
Sei que é uma tarefa árdua, mas vou sugerir uma série que retrate esses locais hoje pelo mesmo ângulo, o mais possível para comparação. Excelente matéria.
Belíssimo trabalho de preservação da memória paulista que talvez somente encontre paralelo com as fotografias de Militão de Azevedo que registraram a metamorfose da São Paulo de Piratininga para a megalópole de hoje.
E por falar em São Paulo antiga, descobri este canal no youtube da EMPLASA – Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano S.A vídeos antigos de São Paulo, muita coisa interessante por lá.
https://www.youtube.com/channel/UCqdkwtbQJb2XgzcWu8qrOdg
Douglas, boa noite! Sou sobrinha neta do Wasth Rodrigues; gostaria de saber como faço para DOAR, quadros feitos por ele, que são retratos de familia. Acha que alguem se interessaria por essas obras? aguardo seu retorno;
meu nome é Elizabeti Rodrigues
Olá Elizabeti, como vai ? Posso verificar de receber a doação.
Em janeiro iremos inaugurar o nosso espaço cultural e estamos em fase de captação de acervo. Se tiver interesse, me avise.
Olá Douglas,
Boa tarde! Trabalho no Museu Paulista e temos várias telas do José W. Rodrigues, você poderia informar em qual antiquário esta coleção estava?
Olá, eu comprei de um vendedor da feira da Benedito Calixto. Já tem muito tempo (uns 10 anos). Lembrando que são postais e não telas.
encontramos alguns anos atrás uma destas aquarelas, no lixo, acredite se quiser e estao em otimo estado de conservação