Recentemente abordamos um importante colégio do bairro do Belém, o Saldanha Marinho, e recebemos algumas mensagens perguntando sobre a outra escola que fica na mesma quadra: O Educandário São José do Belém.
Localizado no número 1534 da avenida Celso Garcia, o prédio desta escola é o mais belo e preservado imóvel desta tão maltratada avenida. Suas origens nos remetem ao ano de 1909 quando o prédio foi construído para abrigar inicialmente o Asylo São José do Belém, por iniciativa das irmãs Rita do Coração de Maria, Prisca do Santíssimo Sacramento e Laurentina do Precioso Sangue. À época, a chegada da instituição trouxe bastante alento e esperança ao então agitado bairro operário.
No princípio a casa funcionava apenas como asilo, porém com o tempo foi incorporando novas funções para atender a sempre crescente demanda da região. Inicialmente abrigando um internato, depois um semi-internato e finalmente, na década de 1940, uma escola primária. Posteriormente o ensino alcançaria a oitava série ginasial.
Em meados da década de 40, o imóvel funcionava plenamente com duas funções, a de asilo e a de instituição de ensino. Não encontrei referências ao final da atividade de asilo, porém em 1961 o local funcionava já apenas como Educandário São José do Belém.
À medida que a escola foi crescendo em prestígio, também foi crescendo em tamanho. Com o tempo, o modesto prédio de 1909 não dava mais conta adequadamente do grande número de alunos e a instituição foi ampliada, tendo suas instalações chegando até a rua vizinha.
Com o tempo a velha escola sofreu uma pequena mudança. Possivelmente para maior comodidade e segurança aos alunos, a entrada do Educandário São José do Belém mudou-se da movimentada avenida Celso Garcia para a rua Belém, onde fica a parte mais moderna da instituição. Isso deixou a entrada original desativada, entretanto, mesmo não sendo mais a “frente” da escola, o imóvel está sempre muito bem cuidado e preservado pelo educandário, sendo hoje a mais bela construção antiga da Celso Garcia.
Entre os alunos conhecidos do educandário está a figura do Padre Júlio Lancellotti.
Conheceu o antigo asilo ou estudou no educandário ? Deixe um comentário!