Santa Ifigênia – 1912 e 2010

Fotografias panorâmicas antigas da cidade de São Paulo não são muito fáceis de se encontrar. Especialmente quando nos referimos a um período muito antigo, como no início do século XX.

As razões para a dificuldade de se encontrar este tipo de fotografia podem ser várias: falta de interesse, falta de equipamento apropriado etc. Mas com afinco, sempre encontramos algumas imagens interessantes.

A fotografia abaixo é do início do século 20, datada de 1912 e foi encontrada pelo nosso colaborador Ralph Giesbrecht em um livro antigo:

clique na foto para ampliar

Uma vez digitalizada, a meta foi descobrir de onde foi tirada esta fotografia, o que não foi muito difícil de saber, bastando nos localizarmos através da linha de construções na base da imagem. A foto de 1912 foi tirada do alto da torre do Santuário Sagrado Coração de Jesus, no Campos Elíseos.

Decidimos reproduzir 100 anos depois a mesma imagem e nos dirigimos até a igreja, onde fomos recepcionados pelo gentil Padre Benedito que nos autorizou a subir na torre e fazer a fotografia. A imagem nova será doada para o acervo do Santuário.

Confira a imagem atual:

clique na foto para ampliar

Comparando as duas imagens é possível notar bem a transformação que a cidade sofreu em 100 anos. Das construções antigas avistadas na foto de 1912, apenas a Estação da Luz, um casarão na Duque de Caxias (onde hoje é uma loja de calçados) e alguns imóveis mais próximos do Largo Coração de Jesus permanecem.

A Estação Julio Prestes presente na foto atual ainda não existia. Para se orientar entenda que rua da esquerda é a Alameda Dino Bueno, a da direita a Alameda Barão de Piracicaba. No meio da imagem antiga, rumo ao horizonte é a rua Santa Ifigênia, que também está presente na foto atual, porém com a visualização dificultada devido aos prédios.

Na foto recente, podemos notar os prédios mais modernos no horizonte, com destaque ao Edifício Altino Arantes (centro da imagem) e Edifícios Copan e Itália mais a esquerda.

Uma cidade em constante mutação e desenvolvimento.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
ouça a nossa playlist:

25 respostas

  1. Realmente o tempo passa e tudo muda com o passar dos anos, nas duas fotos tudo eh mudado apesar que nos ano 1912 nem tinha predios e a Santa Ifigênia era Ampla so tinha casas e Industrias hoje nos dias atuais a cidade esta totalmente trasnformada o que fica na memoria só eh as fotos para relembrar a Cidade.

  2. Douglas, mais uma vez parabens!!!! Que belo trabalho e muito importan-
    te pois, focalizar a Igreja de Sta Ifigência é um destaque para chamar
    a atenção para esta importante Igreja, infelizmente em estado bem de-
    teriorado, mas que já foi Catedral de São Paulo…!!!!Existe uma campanha atualmente para angariar fundos, ou conseguir doações espe-
    ciais para sua reforma,alem de sua importancia como monumento histó-
    rico…..!!!

  3. Tenho um quadrinho com essa foto de 1912 na parede da redação do ZNnaLinha. Uma graça. E o comparativo é muito legal. O Colégio Sagrado Coração de Jesus está em risco, pois a degradação da área expulsou quase todos os alunos. O colégio agoniza, e o maravilhoso prédio, portanto, corre risco. Será que o Campos Elíseos tem salvação? Valeu!

  4. Ver essas fotos me dá vontade de gritar a plenos pulmões:
    “QUERO MINHA CIDADE DEVOLTAAAA!!!!”
    Olhem aquele prédio a Esquerda, na foto de 2010, que é praticamente um paredão branco! É horrível e totalmente impensado!

  5. Olá. Adorei o site. Apesar de ter nascido e morar no interior tenho a capital em meu coração. Uma sugestão de uma parte de São Paulo que seria interessante vocês fazerem uma cobertura, é aquela pequena capela que fica no largo Sta Ifigênia, bem no inicio da rua Sta Ifigênia. Sempre que passo por ali, vejo aquela capela espremida no meio dos prédios e esquecida.

  6. Interessantíssma a comparação das duas fotos. Dá muito que pensar a respeito dos rumos da nossa cidade. Ao que parece, a autoria da foto original é do Guilherme Gaensly. Tem uma versão bem interessante dessa mesma imagem, num postal colorido à mão datado provavelmente do início do século XX: http://jmarinho.sites.uol.com.br/antecedentes.html

  7. OLá, gostei muito do blog.
    Tenho um trabalho de valorização e e resgate da identidade com os moradores do bairro da LUZ.
    Mora na região há 35 anos, no mesmo prédio onde nasci e fui criada.
    O blog http://www.apropriacaodaluz.blogspot.com nasceu com o objetivo de trazer informações e opiniões de quem está dentro do assunto.

    Faça uma visita e vamos trocar informações sobre o centro de SP.

    Parabéns!
    E obrigada por esse trabalho!

  8. eu acho a historia da cidade facinante, não poderemos efrentar o futuro sem que tehamos conhecimento da do passado os, erros se repetem e nos nem se quer notamos

  9. Muito boa comparação. Dá para se ver na foto mais atual a antiga rodoviária júlio prestes em processo de demolição!
    Parabéns Douglas!

  10. Parabéns pela foto atual. Está exatamente no lugar em que a antiga foi tirada.É só ver os 3 predios juntos na parte inferior, no centro.Na foto atual os 3 predios ainda estão lá, embora quase encobertos pelas árvores.

  11. Parabéns Douglas excelentíssimo trabalho mesmo!!! Puxa pensar que lá ao fundo São Paulo parecia uma cidade do Interior com serras a vista… gostei muito.
    Sou apaixonada por este blog, pois ele traduz todo o sentimento de amor que temos com São Paulo.

  12. Somente um lembrete que esqueci em meu comentario acima, na foto atual pode-se perceber também o tanto de sujeira e imundicie que impera nas ruas do centro hoje… lamentável!!!!

  13. Olá, tudo bem?
    Queria entra na questão Santa Ifigenia relatando minha indignação pelas demolições das casas antiga para a urbanização do centro velho. Aquilo tudo faz parte da nossa história , e agora a prefeitura esta derrubando todo esse patrimonio para agradar as pessoas que apenas interessam a eles, ou seja, pessoas que pagam mais por isso.
    Acho isso muita falta de respeito pelos nossos familiares que construiram essa cidade!!!!!1

  14. NOSSA GENTE MINHA SÃO PAULO QUE DÓ QUE TENHO DESSA CIDADE MEU !!!!!!DEUS MEU SENHOR!!!!!!!!! QUANTAS TRANFORMAÇÕES RADICAIS !!!!!!!!ó pobre de nós mortaiS !!AFUNDADOS EM PLENO PROGRESSO !!!!!!!!!

  15. Olá Douglas, tenho uma fotografia da minha mãe Sra Alwidge Anderlini , feita na estação da Luz em 1921 , Fhoto Carlos JARDIM DA LUZ. Grande abraço obrigada pelas suas publicações. Marcia

  16. Realmente, telhado de amianto descaracteriza e acizenta a cidade. Isto sem contar que e carcinogenico.

    Santa Ifigenia deveria ser tombada por gabarito de altura, se ja nao o foi. Haja visto a quantidade de edificacoes tombadas. Tal como o miolo de Campos Eliseos.

Deixe um comentário!

%d blogueiros gostam disto: