Fotografias panorâmicas antigas da cidade de São Paulo não são muito fáceis de se encontrar. Especialmente quando nos referimos a um período muito antigo, como no início do século XX.
As razões para a dificuldade de se encontrar este tipo de fotografia podem ser várias: falta de interesse, falta de equipamento apropriado etc. Mas com afinco, sempre encontramos algumas imagens interessantes.
A fotografia abaixo é do início do século 20, datada de 1912 e foi encontrada pelo nosso colaborador Ralph Giesbrecht em um livro antigo:
Uma vez digitalizada, a meta foi descobrir de onde foi tirada esta fotografia, o que não foi muito difícil de saber, bastando nos localizarmos através da linha de construções na base da imagem. A foto de 1912 foi tirada do alto da torre do Santuário Sagrado Coração de Jesus, no Campos Elíseos.
Decidimos reproduzir 100 anos depois a mesma imagem e nos dirigimos até a igreja, onde fomos recepcionados pelo gentil Padre Benedito que nos autorizou a subir na torre e fazer a fotografia. A imagem nova será doada para o acervo do Santuário.
Confira a imagem atual:
Comparando as duas imagens é possível notar bem a transformação que a cidade sofreu em 100 anos. Das construções antigas avistadas na foto de 1912, apenas a Estação da Luz, um casarão na Duque de Caxias (onde hoje é uma loja de calçados) e alguns imóveis mais próximos do Largo Coração de Jesus permanecem.
A Estação Julio Prestes presente na foto atual ainda não existia. Para se orientar entenda que rua da esquerda é a Alameda Dino Bueno, a da direita a Alameda Barão de Piracicaba. No meio da imagem antiga, rumo ao horizonte é a rua Santa Ifigênia, que também está presente na foto atual, porém com a visualização dificultada devido aos prédios.
Na foto recente, podemos notar os prédios mais modernos no horizonte, com destaque ao Edifício Altino Arantes (centro da imagem) e Edifícios Copan e Itália mais a esquerda.
Uma cidade em constante mutação e desenvolvimento.
Comentarios