Os cinemas de bairro e salões de dança, salvo raríssimas exceções, desapareceram por completo na cidade de São Paulo. Se não foram demolidos, foram transformados em outros estabelecimentos comerciais, como lojas de calçados, de departamentos, ou no caso mais comum, em igrejas evangélicas. Mas na região norte da capital paulista, um antigo salão de baile parece que terá um destino um tanto incomum.
Localizado na própria Avenida Tucuruvi, já bem próximo da Avenida Guapira, este cinema já está desativado há muitos anos.
Até pouco tempo atrás suas instalações estavam dividas em três partes, transformadas em pequenas lojas que ficaram alugadas para comércio até cerca de dois anos atrás, quando o imóvel parece ter sido alugado ou vendido novamente.
Aparentemente o espaço do antigo salão foi alugado/vendido não para ser uma igreja evangélica, mas uma sinagoga. Pelo menos é o que indica ser através do depoimento de comerciantes vizinhos (que pediram para não serem identificados) e os próprios traços arquitetônicos da reforma, que descaracterizou bastante a fachada original, deixando o imóvel bem mais parecido a um templo religioso.
Aos poucos (a reforma começou no final de 2011) a fachada do antigo salão vai desaparecendo por completo e logo deixará de existir e ficará apenas e tão somente em nas memórias de seus antigos frequentadores.
Abaixo, mais uma foto atual do imóvel:
Comentarios