Vizinha da capital paulista, Guarulhos é uma cidade que está sofrendo muitas transformações urbanas nos últimos anos. A oferta cada vez menor de terrenos com potencial construtivo em São Paulo está levando cada vez mais as pessoas a procurar novos empreendimentos em cidades como Guarulhos.
Por isso a Guarulhos de hoje é bem diferente da que cidadãos estavam acostumados a ver no passado recente. A foto abaixo dá uma ideia de como era o centro do município bem no início da década de 60.
Algumas regiões da cidade, no passado desertas ou muito tranquilas, hoje são densamente habitadas. É o caso de bairros como Vila Leonor, Jardim Tranquilidade e Itapegica. A foto a seguir, de 1971, mostra a Rua Stella Maris, na Vila São João, em 1971.
A imagem está apresentando a Rua Stella Maris a partir do seu início, diante da Avenida Pres. Humberto de Alencar Castelo Branco. Mais conhecido como “Anel Viário” a via era o antigo leito do Tramway da Cantareira que neste trecho foi desativado em 1965. A partir da remoção dos trilhos surgiu esta nova avenida guarulhense e muitas ruas passaram a se conectar com a via.
A foto, de autor desconhecido, mostra a Rua Stella Maris já pronta para receber o seu primeiro asfalto. Era uma via basicamente residencial, e apenas uma empresa, do lado direito, a Plásticos Jade fundada em 1966. Na parte mais alta da rua, do lado esquerdo, é possível ver o Hospital Stella Maris, inaugurado em 1965 e o prédio bem na ponta direita, em construção, que é uma ala mais moderna do hospital e que foi inaugurada em 1976.
A imagem a seguir mostra a via em 2014, em fotografia tirada no dia 5 de fevereiro.
A fábrica de plástico permanece ali, escondida atrás de outras construções mais recentes. A capela do hospital desapareceu atrás de um novo prédio do complexo Stella Maris e muitas das casas foram bastante modificadas ou deram lugar a outras construções, como o pequeno edifício residencial no lado esquerdo. Algumas poucas árvores também surgiram no cenário.
Observando as duas imagens, o que achou das mudanças nesta rua nem 43 anos ? Melhorou ou piorou ? E se você mora por ali, o que acha da região ? Deixe seu comentário.
Comentarios