Casa de 1919 (Demolida) – Rua Sousa Lima, 119

O bairro da Barra Funda, especialmente na área mais próxima da linha férrea, possui um bom número de construções antigas de arquitetura simples e interessante. São belos exemplares de uma época remota do bairro que as poucos vai desaparecendo, com a grande quantidade de empreendimentos que surgem na região.

Esta casa, cujo terreno é bem grande,  foi construída no ano de 1919 e está localizada na Rua Sousa Lima. Pouco depois que a fotografamos suas portas e janelas foram emparedadas, não sabemos infelizmente se o imóvel apenas foi fechado para evitar invasões ou se foi vendido.

Ao fundo do terreno existe uma edícula já parcialmente demolida. As pilhas de tijolos no quintal anunciam que a casa sofreu um processo de demolição e que depois foi paralisado.

Plaqueta na entrada da residência (clique na foto para ampliar)

Desocupada há décadas, o imóvel possui ainda todas as suas características originais (veja na galeria abaixo) tais como grades, portão, gradil do porão, portas, janelas, dobradiças, ponto de luz sobre porta e ainda o botão da campainha em modelo antigo, bem com a velha placa identificação de casas ao fundo.

Veja as outras fotos deste imóvel (clique na miniatura para ampliar):

Atualização 08/06/2017: Infelizmente fomos informado que esta casa não existe mais. De acordo com o leitor do site que é vizinho próximo da construção e não quis ser identificado, o imóvel foi demolido no segundo semestre de 2014. O site foi até o local para confirmar a informação e foi possível constar que no local está sendo construído algo novo.

Atualização 01/02/2022: Voltamos quase cinco anos depois para ver o que foi construído no local. O substituto da velha casa de 1919 é decepcionante, veja a foto abaixo:

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Estação de Louveira

Inaugurada em 1872 e por anos em situação de abandono, Estação de Louveira, no interior de São Paulo é completamente restaurada. Veja o antes e depois e conheça a história da estação.

Leia mais »

Respostas de 6

  1. É interessante observar que a entrada para a casa dos fundos se fazia pelo portão principal É de uma simplicidade bela, nostálgica até. Essa foto me faz lembrar das noites retratadas por Drazio Varella no seu livro “Nas ruas do Brás”, quando relata o encontro dos vizinhos nas portas das casas, batendo papo enquanto a crianças bricanvam no meio da rua. Que tranquilidade feliz.

  2. Nesta casa viveram por decadas tres irmão com suas respectivas familias,no fundo não era apenas uma edicula e sim uma casa independente na qual vivia um dos tres irmão citados.Era uma residencia cheia de vida e era o centro de reuniões dos garotos amigos da época (decada de 70 ). Jogavamos futebol quase o dia todo nas calçadas ao redor da residencia. Bons tempos, após a morte dos irmãos houve a necessidade de dividir a casa em herança e desta maneira acabou sendo abandonada até a sua venda.

  3. Infelizmente esta casa foi demolida há poucos meses. Mais um pedacinho de história que se foi…

  4. Que lástima, me corta o coração ver isso. Se eu ganhar na loteria eu juro que vou comprar uma dessas lindezas, restaurar e morar nela. Juro!

  5. É uma pena saber que essa casa já não existe! Além do modelo arquitetônio encantador, o que me surpreende é a qualidade dos materiais como o do portão, além do desenho lindo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *