A região da Barra Funda que está mais próxima da Marginal do Rio Tietê tem muitos galpões , contudo passeando por ali é possível encontrar bons conjuntos residenciais perdidos entre as ruas repletas de construções comerciais, como este a seguir:

clique na foto para ampliar
Localizado na Rua Solimões, este sobrado poderia até passar com apenas mais um, entre os vários que existem espalhados pela Barra Funda. Entretanto há alguns detalhes na fachada que o tornam um tanto quanto interessante.
Chama a atenção, especificamente, o pórtico sobre o portão da casa, que é feito em um formato não muito comum nas casas paulistanas. Tem quase o formato de uma entrada de igreja. Muito interessante e peculiar.
Atualização 17/12/2014:
Fiquei muito feliz ao passar novamente pela rua Solimões alguns dias atrás e constatar que este sobrado, que já era bonito antes, foi completamente recuperado e recebeu uma nova pintura, de muito bom gosto.
Embora eu não saiba se a casa trocou de proprietário, que deu um novo visual a casa ou se foi apenas recuperada, é uma grande satisfação ver o sobrado com vida nova, através de um excelente serviço de pintura e de uma cor bem escolhida, que deu um belo destaque nos detalhes da fachada e nas janelas.
Cada imóvel antigo recuperado e pintado dá um novo ar não só para ele, mas para seu entorno também. O curioso é que voltei neste imóvel exatamente um ano depois que fotografei pela primeira vez. Meus parabéns aos proprietários !
Abaixo mais duas fotografias desta residência:
Comentarios