Algumas regiões e ruas de São Paulo sofrem mais que outras os males do abandono. São áreas da cidade que outrora foram muito agitadas e efervescentes, mas que hoje lutam para combater o atraso, o ostracismo e principalmente o abandono de imóveis. E um dos bairros onde isso se vê com bastante frequência é o sempre aconchegante bairro do Brás.
Este belo exemplar da São Paulo de nossos antepassados está em situação de abandono. Construída no início do século 20, esta residência, localizada no número 232 da Rua Piratininga, é hoje a segunda casa mais antiga da rua e, também, uma de suas últimas sobreviventes.
Suas portas foram emparedadas, e o comércio que havia no térreo não funciona mais. A sempre desagradável fiação exposta das ruas de São Paulo e o vandalismo da pichação complementam o visual triste que a construção fechada apresenta.
Mesmo com todos estes problemas e com o abandono, o velho sobrado resiste firme e forte, como que se estivesse aguardando um futuro melhor. Futuro este que esperamos que venha logo, afinal mesmo esquecido o imóvel impressiona aos amantes da arquitetura antiga com os belos traços de sua fachada. Uma beleza!