Casa – Rua Pirajussara, 79

A louca corrida por novos terrenos vazios em uma cidade cada vez mais sem espaços livres cria zonas cada vez mais densas e sufocantes em São Paulo. A Marginal do Rio Pinheiros e ruas próximas a ela, nas duas margens, estão quase sem áreas para construir, mesmos assim vez por outra encontramos algum imóvel sobrevivendo como um verdadeiro “herói da resistência“. É o que ocorre com esta antiga e simpática residência:

clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar

Localizada no número 79 da Rua Pirajussara, no Butantã, esta casa antiga parece sobreviver meio que por teimosia ou por sorte. Ela está como uma velha solitária em um quarteirão desta rua que foi totalmente engolido pela sede de uma multinacional, a Johnson & Johnson, cujos domínios se estendem pelas ruas Gerivatiba (onde fica o prédio principal), Pirajussara e Agostinho Cantu.

Após algum tempo bem mal cuidada e com sinais de abandono, a casa segue fechada, porém pintada e bem cuidada. Como toda a identidade visual do quarteirão é idêntica ao que é encontrada na frente da Johnson & Johnson, inclusive o padrão de calçada, temos o indício de que o imóvel também pertença a empresa.

Pertencendo ou não, a chance deste sobrado sobreviver por muitos anos é bastante grande, afinal o terreno é pequeno para dar espaço a um novo edifício. Só espero que não seja desfigurado ou dê lugar a mais um famigerado estacionamento, hoje um tipo de ocupação de área urbana até pior que novos empreendimentos imobiliários.

ATUALIZAÇÃO 19/04/2021:

Informarmos que infelizmente esta casa foi demolida em 2018 e seu terreno anexado a lotes vizinhos para a construção de um novo edifício.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
ouça a nossa playlist:

4 respostas

  1. Acho que foi demolida. No google maps não aparece mais, nem mesmo o prédio atrás dela. Tem um enorme canteiro de obras.

Deixe um comentário!

%d blogueiros gostam disto: