A rua Oriente, no Brás, é uma das vias mais movimentadas do bairro, com toda aquela multidão de pessoas que chegam de vários pontos de São Paulo, do Brasil e até do exterior para comprar roupas em atacado e varejo, fazendo do local um verdadeiro “formigueiro”. Assim, com tanta gente, fica complicado observar a arquitetura de alguns imóveis da rua. Mas, aos domingos pela manhã, é possível andar com mais tranquilidade por ali e descobrir algumas preciosidades, como este belo sobrado antigo.
Localizado no número 757, esta casa é um belo exemplar da diversidade da arquitetura de São Paulo. Trata-se de um sobrado com forte influência mourisca em seu desenho, especialmente em suas sacadas, bastante rebuscadas, e nas janelas de madeira, ao melhor estilo oriental. Não fosse pelo carro estacionado, pela sacolas de lixo na calçada e pelos dizeres em língua portuguesa do comércio do térreo, esta foto poderia até passar como sendo na cidade do Cairo, por exemplo.
Apesar de estar precisando de alguma melhoria na fachada, o sobrado está bem apresentável. Nota-se também as colunas salomônicas em volta das janelas de madeira, que dão um toque ainda mais refinado à arquitetura da casa. Observando de ponta a ponta a rua Oriente, é possível notar que trata-se do único imóvel que faz jus ao nome da rua, por se tratar de uma arquitetura de traços orientais. Só por esta peculiaridade este imóvel já merece restauro e sua preservação.
São Paulo sempre revela gratas surpresas, não é mesmo ?
Abaixo, mais uma fotografia do imóvel, com uma curiosidade que só reparei agora quando editava a imagem para publicar. Um beija-flor bebendo água calmamente no bebedouro instalado na sacada, numa tranquilidade completamente destoante ao ritmo frenético diário da rua Oriente.
Atualização 03/04/2020:
Seis anos depois de nossa visita, retornamos à Rua Oriente para conferir como está a edificação atualmente.
Para nossa grata surpresa o encontramos com pintura nova e bem cuidado, como você pode conferir nas imagens abaixo:

Comentarios