Uma cidade como São Paulo está em constante transformação, e esta constante sempre nos revela surpresas. Algumas alegres e outras tristes.
E foi uma triste surpresa que recebemos no final da semana passada quando fomos informados que os sobrados geminados construídos na década de 1940 na rua Monte Alegre, esquina com Turiaçu, foram demolidos para dar lugar a um novo empreendimento.
A notícia nos pegou de surpresa, pois havíamos fotografado o conjunto poucos dias antes deles irem abaixo. Na ocasião não suspeitávamos do risco de irem abaixo destas simpáticas residências.
O herdeiro do construtor foi o responsável pela demolição dos quatro imóveis que eram todos alugados.
Entretanto, o maior culpado por mais este pedaço da história de São Paulo que foi abaixo não é o dono do imóvel, mas sim o CONPRESP. A lentidão nos processos de tombamento permitem que proprietários coloquem abaixo seus imóveis sem serem condenados.
Que tal desapropriar o terreno e erguer uma creche no local ? É só mexendo no bolso que vão para de destruir nossa memória. Mas para isso é preciso coragem. E coragem não combina com o poder público no Brasil.
Veja mais fotos exclusivas dos sobrados (clique para ampliar):
Comentarios