Casa – Rua Lopes de Oliveira, 329/337

A região da Barra Funda, apesar de no momento estar sob forte pressão imobiliária, com prédios subindo e casas caindo por todos os cantos, ainda possui muitas preciosidades espalhadas pelas ruas do bairro. Já não são muitas, e nem todas estão absolutamente preservadas, mas ainda assim encontramos gratas surpresas, como estas aqui:

clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar

Localizadas nos números 329 e 337 da Rua Lopes de Oliveira, estas charmosas casas geminadas amarelas resistem ao tempo com certa bravura. Apesar de já terem perdido suas janelas originais, esse belo conjunto são um belo exemplo das primeiras residências que foram construídas no bairro.

Toda a estrutura original, fora a janela, está mantida do lado externo das residências. Com o terreno comprido, ao longo do tempo outras cômodos foram construídos ao fundo. Os tradicionais porões das casas antigas, aparentemente tampados, seguem compondo a fachada.

clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar

A arquitetura antiga, mesmo em construções pequenas e humildes se revelam belas e agradáveis, como podemos observar no traçado destas residências.

Quando estiver passando pela região da Barra Funda, dê uma atenção a Rua Lopes de Oliveira existem muitas casas antigas por lá, algumas até completamente restauradas, que iremos apresentar aqui em breve.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
ouça a nossa playlist:

10 respostas

  1. Realmente é uma pena estarem sem as janelas originais, fico imaginando cono seriam…….

  2. E pensar que belas janelas se foram! De qualquer modo, a fachada por si só é um “documento vivo”! Tenho usado um tanto do facebook para “visitar” outros lugares e em todos tenho encontrado “o mundo, a rua, o bairro, a cidade” desaparecidos! Com diferenças, lógico, mas parece uma epidemia!

  3. Incrível como é “gritante” essa questão da janela. Foi também a primeira coisa que me chamou a atenção, uma pena realmente. Linda fachada antiga mas desfigurada por essa janela comum e sem graça. Abraço!

  4. Interessante seria ver uma foto de uns 60 anos atrás, para o “antes de después”…

    1. É Laura,
      Só que muitas vezes o “antes e depois” é tão frustrante, decepcionante e a choradeira é certa, que é preferível ficar na nosssa imaginação como foi bela uma dia a fachada original….
      Já fiz as devidas comparações em sites, Google Maps…etc…de outras fachadas antigas e a raiva é garantida…o desprezo por nossa história é impressionante….mas o amor por ela persiste!
      Abraço!

  5. Estou adorando ter estas informações, saudades !!!
    Como é bom rever estas construções antigas e restauradas

  6. Gostaria de saber se tenho parentescp com a rua Lopes de Oliveira. Meu nome leva o sobrenome lopes de Oliveira e meus patentes heram da barra funda.meu email e mauriciolo@bol.com.br

Deixe um comentário!

%d blogueiros gostam disto: