Casarão – Rua Honduras, 616

A Rua Honduras, na zona oeste de São Paulo, geralmente chama a atenção pelas suas belas e pomposas mansões, a grande maioria isoladas da rua com muros altos que dificultam a visualização da arquitetura e dos detalhes das fachadas. Entretanto, uma das mais belas casas desta rua está bem à mostra, com um muro baixo antigo e, infelizmente, vazia.

Clique na foto para ampliar.
Clique na foto para ampliar.

Localizada no número 616, este belo casarão antigo está há vários anos fechado e por muito tempo este casarão permaneceu com uma placa de venda. Algum tempo depois a placa foi removida (teria sido vendido ?) e a área ganhou um gradeado alto. Como pode ser conferido na imagem a seguir:

Clique na foto para ampliar.
Clique na foto para ampliar.

Como há no gradil um selo de proteção de uma empresa de segurança, é evidente que o imóvel não está abandonado. Mas porque será que foi fechado desta maneira tão incomum, como se fosse isolada ?

Trata-se de uma das casas mais antigas da Rua Honduras e praticamente uma das últimas que permanecem com seus muros originais, baixos, típicos de décadas atrás, quando a violência ainda não tinha se tornado um problema crônico da Cidade de São Paulo. Note-se também que apesar de fechada há muito tempo, a casa está absolutamente preservada.

Abaixo um fotografia do portão da casa.

Clique na foto para ampliar.
Clique na foto para ampliar.

Será que o velho casarão está em risco ? Ou será que ele irá se manter preservado ? Vamos ficar de olho.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
ouça a nossa playlist:

24 respostas

  1. Felizmente, ali não se pode construir nem prédios nem estacionamentos. Então, talvez este belo exemplar esteja a salvo. (Só estranhei a baixa altura do portão novo.)

  2. Esta é a típica proteção que ignora a estética para somente evitar que as pessoas de fora invadam o imóvel.

    A casa apesar de mal cuidada parece estar apta para habitação humana e por isto a fim de evitar uma invasão que ensejasse uma ação judicial de recuperação de posse (ou qualquer outra ação possessória) colocaram grades altas e alarme, até porque se ficar caracterizado o abandono do imóvel isto pode impedir a concessão de medida liminar em favor do autor da ação.

    Provavelmente os donos do imóvel não residem na capital e como não podem manter uma vigilância constante, optaram por terceirizar este serviço.

    Esta é uma típica casa que tem morcegos no forro do telhado, reparem nas frondosas árvores no terreno.

    OBS: as pessoas não devem matar os morcegos, um unico espécime come em média de 500 a 1000 insetos por noite. Em caso de infestação entrar em contato com a faculdade de biologia da USP.

  3. Uma casa simplesmente linda e com um ambiente ladeado de verde. Mas ainda corre o risco de ser substituída pelo eventual proprietário por algo mais “moderno”.

  4. Aqui no Rio, há uma casa, no subúrbio de Bonsucesso, na Avenida Nossa Senhora das Graças, muito parecida com essa, embora só de um andar. Mesmo estilo, mesmo recorte na varanda, mesmo terreno enorme e também bem centralizada na “quinta” e muro baixo. Há anos fechada, mas sempre bem-cuidada. Curioso também é, dado o espaço enorme, não ter garagem, nem mesmo portão de automóvel. Até quando resistira?

      1. Sim, Ramos. Que seja.
        Embora eu more perto (na Ilha), até hoje não sei exatamente onde é a divisão. E sei que não sou o único.
        Aliás, V. saberia me dizer?
        Agradeço.

        1. Tinha uma um pouco parecida em bonsucesso, na Avenida Paris com a Bruxelas… virou um caixote 🙁 destruíram a casa. Era muito bonita

  5. Passei na Rua Honduras hoje e infelizmente esse casarão não existe mais tirei uma foto. Muito triste.

    1. Poxa, eu estou apaixonado por casa antigo, uma simplesmente linda… Eu queria comprar uma pra mim!

      Parabéns, Fotográfico!!!

  6. Parece que a cada foi demolida. Um tapume de metal, alto, impede vermos o que ali aconteceu. Mas é uma obra que parece ter sido precedida pela demolição sumária da bela casa antes existente.

  7. quando era criança lá pela década de 80 passava em frente deste casarão com minha mãe e costumava ficar parado ali admirando pois se parecia muito com casas dos contos da época,uma pena ter sido demolida!

  8. Esta casa pertencia a um primo por parte de meu pai, foi vendida para um grupo japonês, não sei se vão utilizar a casa, o estilo dela segue na mesma linha de todas as construções da familia nos anos 30 tanto aqui em são paulo como em saõ josé do rio pardo e a casa da sede da fazenda que ficava em Tapiratiba com Caconde.

  9. Passei hoje em frente à este endereço e, como se não bastasse a casa ter sido demolida, construíram em seu lugar um verdadeiro monumento ao mal gosto, uma das obras mais feias que já vi em minha vida.

    É tão horrorosa que me levou a pesquisar na internet o endereço Honduras 616 para tentar descobrir qual o significado de uma construção que dói tanto aos olhos e foi assim que cheguei no seu belo artigo.

    Parabéns pelo trabalho, gostaria de ter visto antes e, se possível, “desver” a casa que construíram no lugar.

  10. Também passei recentemente à frente do belo imóvel, e realmente o que foi construído em seu lugar é de uma arquitetura inexplicável. Uma caixa de concreto com um portal que lembra algo egípcio, absolutamente bizarro.
    Parabéns pelo site.

    Abs!

  11. Já era essa casa! Passo lá na frente todo dia! Construíram uma espécie de casa que não tem cara de casa entende? Parece mais algum tipo de local que abriga uma organização secreta rsrs muito bizarro sou loka pra saber oque é lá afinal de contas. Nunca vejo movimentação lá. Bizarro.

  12. Fiquei curioso também sobre essa construção e fui procurar mais dados…. pelo que descobri pertence a igreja japonesa Sukyo Mahikari do Brasil, eles tem vários templos em São Paulo, mas todos em prédios mais normais… sendo esse o mais bizarro vamos assim dizer….

  13. Douglas, sou a ex-proprietária da casa da Rua Honduras 616. Me ligue para conversarmos. 3887-0550/ 97563-4119. Gostaria de saber histórias sobre ela? Tenho muitas! Obrigada pelas fotos! Estão ótimas. Lucia Rocha

  14. E, 2018 e 2019 aconteceram varias invasões a casas vazias nessa área, acredito que como esteja desabitada os donos devem ter feito esse gradil para evitar invasão.

    1. Lamentáveis as invasões!
      No Google Maps de 2019, a casa já está completamente descaracterizada.É como se estivesse sido demolida.

Deixe um comentário!

%d blogueiros gostam disto: