Na altura do número 365 da Rua Galvão Bueno, no bairro da Liberdade, encontramos uma velha residência do início do século 20 que está com seus dias contados.
Na verdade, pouco resta daquela que um dia foi uma confortável residência. Bastante deteriorada, com parte de seu interior praticamente destruído e adaptado para receber um estacionamento de veículos, o imóvel parece já realmente ser bastante inseguro e de difícil recuperação.
Na verdade o alerta de que a casa será demolida muito em breve foi fácil de notar. Fixado em seu muro, do lado esquerdo, o imóvel já exibe um alvará de demolição de Prefeitura do Município de São Paulo.
Autorização concedida em fevereiro de 2012, parece ser questão de tempo para que vá abaixo definitivamente. O que não está claro é se o imóvel vizinho, uma outra casa bastante antiga, e que faz parte da mesma área onde funciona o estacionamento e aparentemente está também fechada, será demolida também (veja última foto no final do texto).
A realidade é que impossível se preservar a todos os imóveis antigos que fazem parte de nossas cidades. Alguns não tem nenhuma relevância histórica e outros mesmo tendo alguma importância, estão tão deteriorados que fica inviável a restauração, especiamente quando este ônus cabe somente ao proprietário, que dificilmente recebe algum estímulo ou incentivo para preservar seu imóvel.
A renovação do espaço urbano, desde que feita com planejamento e coerência é sempre muito positiva. Infelizmente, no vocabulário de nossos políticos as palavras “planejamento” e “coerência” parecem serem sempre ignoradas.
Veja mais uma foto deste imóvel e uma de seu vizinho (clique para ampliar):
Comentarios