Artigo atualizado em 27/09/2013 – Novidades no final da página
Algumas cidades do interior paulista preservam muito bem as suas construções históricas, como Guaratinguetá, Itu e São Carlos. Já outras parecem não se importar muito em deixar um legado de sua arquitetura para outras gerações e pouco de sua história arquitetônica é preservada para a posteridade.
Uma destas cidades é Taubaté. E foi nela que encontrei este belo casarão antigo, em uma área já afastada do centro.
Localizado na esquina da Avenida José Olegário de Barros com Rua Francisco das Chagas, este casarão é um dos belos exemplares que ainda restam espalhados por Taubaté. Tem uma arquitetura um tanto quanto incomum para o padrão da cidade e do bairro Vila Nossa Senhora das Graças, onde ele se encontra.
Aparentemente, o casarão perdeu uma parte do terreno frontal, já que a porta principal da residência dá diretamente na rua. Mas pelo mapa (no final do artigo) é possível notar que o imóvel era sede de alguma chácara ou fazenda. No interior da propriedade ainda existe uma grande área verde.
A porção inferior da construção tem um belo acabamento de pedras, infelizmente um pouco vandalizado por pichações. Já a parte superior da fachada do imóvel não possui revestimento especial e conta com um acabamento mais tradicional, com colunas torcidas (salomônicas) e balaustrada.
As condições externas do casarão são bastante satisfatórias, mas quando fotografávamos o imóvel, observamos algo estranho em seu interior, que nos deixou um tanto quanto preocupado, como mostra a fotografia a seguir.
Parte do forro da residência corre sério risco de desabar, se já não desabou pois já tem alguns meses que fotografamos. É possível observar que há uma grande infiltração que provocou uma grande fissura no forro, que só não cedeu por estar escorado por uma espécie de tronco. Se não reparado rapidamente, este tipo de rachadura tende a aumentar até que o peso não se sustente mais, vindo tudo abaixo.
Um belo imóvel antigo e único como este não pode desaparecer. Que este problema seja resolvido o quanto antes e que esta casa seja preservada para a posteridade, pois trata-se de uma das mais belas residências antigas de Taubaté.
Veja mais fotos (clique na miniatura para ampliar):
Atualização 27/09/2013
Infelizmente o que temíamos aconteceu e este belo casarão foi demolido para dar lugar a mais um novo empreendimento imobiliário. O curioso é o nome ” Tarsila do Amaral “.
Algo me diz que a nossa ilustre artista não ficaria feliz com esta homenagem. A foto abaixo mostra o imóvel, já demolido, em 19 de setembro de 2013.
Comentarios