Edifício Abandonado – Rua Dr. Rodrigo e Silva

Quem visita o site São Paulo Antiga espera encontrar sempre construções antigas. Isto não é uma regra e a prova disso é este esqueleto abandonado de edifício localizado na Rua Dr. Rodrigo e Silva, bem próximo da Praça João Mendes e atrás da Catedral da Sé.

Crédito: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

Por alguma razão que desconhecemos o imóvel está inacabado há mais de uma década e em seu pisio térreo e subsolo opera apenas um estacionamento. De linhas arrojadas e modernas o edifício parece ter sido projetado pela arquiteta Natália Glueck, cujo nome está estampado em uma das placas que estão diante do imóvel.

Lamentavelmente o que era pra ser uma nova construção virou mais um esqueleto de futuro indefinido.

Confira outras fotos deste edifício (clique na miniatura para ampliar):

Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento

Veja o mapa do local:

Visualizar São Paulo Antiga em um mapa maior

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
ouça a nossa playlist:

12 respostas

  1. Bom dia!
    Onde também existe um grande prédio que nunca teve a sua obra terminada é na Rua do Carmo, na calçada do mesmo lado do Poupatempo. O prédio já teve vários andares construídos, mas não chegou a ser finalizado.

  2. Adorei esse site. Desde pequena me interesso por esses edifícos abandonados que vejo na cidade. Este prédio é notável no centro. Poderia abrigar um centro comercial, talvez até uma faculdade. Lamentável.

  3. Oi André. O edifício que vc referiu está parado mais ou menos 40 anos. Lamentável.

    [WORDPRESS HASHCASH] The poster sent us ‘0 which is not a hashcash value.

  4. Na parte de trás desse prédio, no acesso da av. 23 de Maio ao viaduto dona Paulina, existe um projeto recente da prefeitura de se fazer uma área de esportes radicais, com parede para escalada. O pessoal da Secretaria Municipal de Esportes é super-criativo, inventam milhares de coisas…

    [WORDPRESS HASHCASH] The poster sent us ‘0 which is not a hashcash value.

  5. Já reparo nesse prédio há muito tempo e me incomodo bastante, pelo desperdício de dinheiro e espaço e pela poluição que fica para a cidade. O dinheiro gasto nele poderia ser para algo mais útil! É uma pena!

  6. Esse edíficio inacabado pertence ao Círculo Esotérico, uma obra que desde seu início foi tocada pelas doações de seu associados. Talvez por isso, uma obra sem solução de continuidade… Por outro lado, e do outro lado da mesma rua, Rodrigo Silva nº 85, fica a sede original do Círculo, um edíficio inaugurado em 1925, tombado pelo CONDEPHAAT, em processo de restauração. http://www.arquicultura.fau.usp.br/index.php/encontre-o-bem-tombado/uso-original/evocacao/circulo-esoterico-da-comunhao-do-pensamento e http://www.cultura.sp.gov.br/portal/site/SEC/menuitem.bb3205c597b9e36c3664eb10e2308ca0/?vgnextoid=91b6ffbae7ac1210VgnVCM1000002e03c80aRCRD&Id=dd9f16774312b210VgnVCM1000004c03c80a____

  7. Apos cinco anos da publicação, consultando a foto do Google out/2014, o predio permanece da mesma maneira – inacabado. Ate as placas permanecem la!…rsrsrsrs.
    Poderia ser adquirido pelo estado e ser transformado num hospital. Seria infinitamente mais util!

  8. Mal planejamento ser da nisso minhocao, praça da Sé deposito de morador de ruas ,até dentro do metro está virando dormitório de morador de ruas as fontes um odor forte ,rua do carmo esse edifício q poderia ser aproveitados ,na Rua Rodrigo Alves esse edifícios deixando a cidade feia .

  9. Boa tarde.Poderia atualizar o seu comentário? Esse Edifício é a nova Sede do Círculo Exotérico da Comunhão do Pensamento? Obrigado.

  10. Salvo engano de minha parte, este prédio seria a nova sede do instituto(?) da comunhão do pensamento, cuja sede atual fica próxima, tem uma fachada toda esculpida, e já foi mostrada por vcs.
    Abç
    Ricardo Cintra.

  11. O problema com estas edificiacoes geralmente e….

    1.Falta de fundos para tocar a obra.
    2.Ha processo amarrado na Justica, com alienacoes de bens. Alguem deve a alguem. Isto pode se arrastar por anos.
    3.O predio nao esta conforme com relacao a codigo de ocupacao do solo, recuos, codigo de construcao da cidade.

    Um exemplo do #3 seria o Shopping da Avenida Paes da Bairro, na Mooca. O construtor levantou o predio, com dinheiro do Baniff ( Banco da Ilha da Madeira ). Fez inumeras promessas ( Heliponto, Estacionamento super capacitado ), tomou luvas de interessados em comprar pontos ali, e violou varios codigos de construcao, alem das promessas quebradas. Recuo da rua foi um deles.

    Subornou um funcionario da fiscalizacao de obras da Prefeitura, porem tivesse subornado o Departamento inteiro. O chefe viu a violacao, e embargou o habite-se, logo apos a entrega do empreendimento. Fecharam o predio logo depois da entrega e inauguracao.

    O empreendedor, um Portugues, ja faleceu, o banco adquirente do Baniff , o Santander, ficou com o pepino, e agora, passados 10 anos, nada foi feito. Tapumes cercam o predio ( gosto nao se discute, porem em minha opiniao, um edificacao horrorosa a cafona ).

    E como fica no meio da Paes de Barros, nao desanca, apesar de nao estar muito longe do Metro Vila Prudente.

Deixe um comentário!

%d blogueiros gostam disto: