Casa – Rua Chuí, 238

Andar pelas ruas do bairro do Paraíso e seus vizinhos Liberdade e Aclimação sempre revelam gratas surpresas, entretanto, nem sempre estes achados estão em estado de conservação satisfatórios. Este sobrado, que encontramos no número 238 da rua Chuí, é um bom exemplo disso.

clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar

 

Trata-se de uma construção singular e com uma arquitetura única nesta e que está em situação de abandono e em péssimo estado de conservação. Sua fachada está levemente inclinada e há um certo risco de desabamento de parte do andar superior, podendo trazer riscos a carros estacionados e, principalmente, a pessoas.

Mesmo assim a beleza do velho sobrado encanta, seja bela fachada repleta de elementos decorativos, ou por seus detalhes e acabamentos de portas e janelas. Um bom gosto que hoje não se encontra com facilidade.

Seu vizinho geminado é um tanto quanto diferente mas lindo também. Ainda é possível escorar essa fachada e recuperá-la, além de que mantê-la, é preservar também um pouco da história do bairro. Será que a casa resistirá ?

Atualização 22/07/2014:

E nem só de má notícias vive o patrimônio histórico paulistano. Através do comentário de um leitor nosso, avisando que o imóvel está começando a ser recuperado, fomos até o local para conferir o que estava sendo feito. E, para nossa felicidade, foi possível constatar que o sobrado outrora deteriorado está realmente sendo reformado. A foto abaixo mostra como está a residência atualmente:

Crédito: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

O lado triste desta história é que descemos até uma rua próxima, a Artur Sabóia, para rever um sobrado que tínhamos fotografado anos atrás e descobrimos que esta outra casa já havia sido demolida. Uma pena.

Confira outras fotos deste sobrado antes do início da recuperação:

Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
ouça a nossa playlist:

21 respostas

    1. OLA EU FUI VIZINHA DESTA CASA A 30 ANOS ATRAS QUANTA SAUDADES HOJE ESTOU LOJE DAI MAS TENHO VONTADE DE VOLTAR

  1. Pelo jeito o terceiro sobrado está bem conservado,apesar de um pouco mais “moderno”

  2. Os proprietários devem estar esperando esta linda casa cair para construir no seu lugar uma outra, com paredes de lajotas,janelas vidro blindex, calçada de ardósia,telhado de amianto e aqueles revestimentos ceramicos horrorosos na fachada pra poderem dizer:
    Oh como minha casa é novinha e moderna!!!!

  3. Caramba, totalmente abandonada. Acho difícil restaurarem, o imóvel já está muito comprometido.

  4. Como que podem deixar esse imóvel dessa maneira, eu acho que além da falta de amor pela sua propriedade é um tapa na cara da história de São Paulo.

  5. Reparei que a casa ao lado era igual e que passou por reformas mudando as caracteristicas e que a casa citada parece ter sido incendiada. O que vocês acham?

  6. OI PESSOAL,PARABENS PELO LINDO TRABALHO.QUERIA SABER A QUEM PERTENCEM ESTES CASARÃOES?É MUITO TRISTE VE-LOS DESABAR.

    BJS RENATA

  7. Parabéns pelo site e iniciativa de preservar a história da arquitetura brasileira que infelizmente vai se deteriorando a cada dia que passa. Tenho várias fotos da cidade de SP antiga, preservadas pelos meus familiares e quando possível vou digitá-las e encaminhar ao site . Cordialmente abraços Arnaldo

  8. Além do descaso com o patromônio público – mesmo que a casa seja particular, o patrimônio, a história é nossa, pública.O estado de conservação desta casa coloca em risco a casa vizinha,pois são geminadas.

  9. Moro na aclimação, que como era uma região de casas, o que acontece muito é que os donos vão ficando velhos, os filhos (quando tem) vão indo embora, bairros melhores, outros estados, fora do país, as vezes colocam os pais velhinhos em apartamentos onde eles tem mais segurança, as vezes eles são sozinhos e vão morrendo… conheço umas tres senhorinhas que moram sozinhas em lugares antigos…sem familia…Perto de casa um pessoal que vivia num casarão(cortiço) conseguiu legalizar e hoje são proprietários…. mas não tem como reformar o imóvel… ah e no comecinho da Pires da Mota tem quatro casas do lado esquerdo que eram cortiços, foram recentemente vendidos e os novos donos estão reformando, do lado direito, dois casarões lindíssimos, constantemente invadidos viraram um enorme e estéril estacionamento. Na mesma esquina, várias casas já foram compradas pelo Hospital do Cancer, faltando apenas uma ou duas que os proprietários se recusam a se desfazer do imóvel. Imagino que logo, logo eles consigam comprá-las e derrrubá-las construindo mais uma unidade hospitalar enorme (o que é bom pra muitos) mas lentamente, a cidade vai ficando sem história….

  10. morei nessa rua por muitos anos e a casa q maramos tb está acabada. É uma pena pois era uma casa grande, bonita bem no meio da ladeira.Não gosto nem de olhar!!!!

  11. Sim, amigos! Estive no local semana passada, e o imóvel está sendo restaurado segundo os padrões originais!!! Excelente notícia e um grande ganho histórico cultural para o bairro! Abs

Deixe um comentário!

%d blogueiros gostam disto: