Andar pelas ruas do bairro do Paraíso e seus vizinhos Liberdade e Aclimação sempre revelam gratas surpresas, entretanto, nem sempre estes achados estão em estado de conservação satisfatórios. Este sobrado, que encontramos no número 238 da rua Chuí, é um bom exemplo disso.
Trata-se de uma construção singular e com uma arquitetura única nesta e que está em situação de abandono e em péssimo estado de conservação. Sua fachada está levemente inclinada e há um certo risco de desabamento de parte do andar superior, podendo trazer riscos a carros estacionados e, principalmente, a pessoas.
Mesmo assim a beleza do velho sobrado encanta, seja bela fachada repleta de elementos decorativos, ou por seus detalhes e acabamentos de portas e janelas. Um bom gosto que hoje não se encontra com facilidade.
Seu vizinho geminado é um tanto quanto diferente mas lindo também. Ainda é possível escorar essa fachada e recuperá-la, além de que mantê-la, é preservar também um pouco da história do bairro. Será que a casa resistirá ?
Atualização 22/07/2014:
E nem só de má notícias vive o patrimônio histórico paulistano. Através do comentário de um leitor nosso, avisando que o imóvel está começando a ser recuperado, fomos até o local para conferir o que estava sendo feito. E, para nossa felicidade, foi possível constatar que o sobrado outrora deteriorado está realmente sendo reformado. A foto abaixo mostra como está a residência atualmente:
O lado triste desta história é que descemos até uma rua próxima, a Artur Sabóia, para rever um sobrado que tínhamos fotografado anos atrás e descobrimos que esta outra casa já havia sido demolida. Uma pena.
Confira outras fotos deste sobrado antes do início da recuperação: