Armazém Antigo – Rua Bresser, 1224

Em um bairro que no passado foi tipicamente operário, muitas das construções da região são remanescentes deste período. E o bairro do Belenzinho, tal qual seus vizinhos Mooca e Brás, é repleto de galpões que no passado deram abrigo as mais variadas fábricas e que empregavam muitos operários.

Este enorme galpão da Rua Bresser esquina com a Rua Coimbra, não é diferente. A construção de 2777 metros quadrados está há muitos anos fechada. E há algum tempo ostenta uma placa de vende-se.

O destino de um galpão deste ao ser vendido não são muitos. As opções geralmente giram entre ser demolido e dar lugar a novos prédios ou a tornar-se mais um estacionamento. Dificilmente quem compra um galpão quer mantê-lo como está, especialmente em uma cidade como São Paulo, cujos espaços nobres para a construção tornam-se cada vez mais raros.

No entanto, muitas vezes não há o que de fato se preservar, e manter um galpão como este em pé não seja talvez a melhor das opções. O quadrilátero compreendido pelas Ruas Bresser, Coimbra, Rua Marajó e Vinte e Um de Abril há muito tempo está degradado, com muito lixo nas ruas devido ao serviço de varrição ineficiente e outros galpões fechados no entorno que também trazem deterioração. É possível conferir em algumas fotos abaixo a presença excessiva de lixo no entorno do imóvel.

Talvez um novo empreendimento no local seja benéfico para a recuperação desta área. No passado o imóvel foi sede da empresa Ultraprint, que mudou-se para outro bairro paulistano.

Atualização – Abril/2013

Por algum motivo (evitar o tombamento, talvez ?) o imóvel teve sua bela fachada de tijolos coberta por cimento e ficou muito esquisito.

Confira mais fotos do galpão (clique na foto para ampliar):

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
X
WhatsApp
Telegram
Facebook
Threads
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Newsletter - São PAULO ANTIGA
Leia no seu e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este site e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 2.403 outros assinantes
ouça a nossa playlist: