Casa Demolida – Rua Barra Funda 209

A Rua Barra Funda, no bairro homônimo, é um endereço bastante interessante de São Paulo. Por toda a sua extensão encontramos muitos imóveis antigos, desde residências, comércios até o belo Theatro São Pedro. E recentemente observei que este imóvel foi abaixo.

clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar

Trata-se de um imóvel que eu já havia fotografado em 2010 mas que nunca publiquei a foto. Lembro que na época, pouco depois de fotografar, um senhor que morava no imóvel veio conversar comigo e pediu para não publicar a foto naquele momento, pois a casa seria reformada e estaria melhor apresentável em breve.

Pelo visto a promessa não se cumpriu, a casa foi vendida e veio abaixo em meados do ano passado. Localizada no número 209 da Rua Barra Funda, nem mesmo no Google Street View ela existe mais, onde é possível ver um novo imóvel sendo construído.

Crédito: Google Inc / Google Street View
No tapume estava a escrita frase: “A arte não ama os covardes”

Hoje o novo imóvel já está concluído e suas linhas simples e pouco criativas nem de longe lembram a velha e simpática casa que antes havia naquele lugar. A memória da região vai se apagando como luzes que queimam e que são trocadas por outras.

Veja mais fotos (clique na foto para ampliar):

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
ouça a nossa playlist:

7 respostas

  1. Olá, Douglas. Parabéns pelo seu trabalho. Moro em Interlagos. Gostaria de sugerir que publicasse material sobre o bairro. Não somente o autódromo, mas tb as ruas da região.

  2. Eu gostaria muito de morar em uma casa assim, ou em um apartamento daqueles prédios lindos e antigos do centrão… mas não tenho grana… dói saber q construções lindas como esta se foram para sempre…

  3. Eu fui numa peça da Cia São Jorge e andamos pela rua Barra Funda e a casinha ainda estava lá isso foi em junho do ano passado 2012,uma pena que tenha sido derrubada

  4. TRISTE……MUITO TRISTE !!!!
    UM PAÍS SEM INCENTIVO…….FALTA DE ATITUDE……FALTA DE CULTURA
    EU COMO ARQUITETO DIGO
    ESSAS INSTITUIÇÕES DE PRESERVAÇÃO…..NESSE PAÍS……NÃO SERVEM DE NADA!!!
    UM BANDO DE METIDO À INTELECTUAL……CABIDE DE EMPREGO
    ESTÃO LA SÓ PRA MAMAR ÀS NOSSAS CUSTAS !!!!
    SE TIVESSEM UM POUCO DE IDEAL…SAIRIAM ÁS RUAS…..MUDARIAM AS LEIS !!!!
    INCOMPETENTES !!!!!

  5. eu acho que os arquitetos deveria tentar intervir mais com os proprietarios e e pensarem em uma construção que preservasse a fachada e intervisse o menos possivel. Claro, em residencias que possam suportar certas reformas…

  6. Morei boa parte de minha pre-adolescencia e adolescencia nesse quarteirão da Rua Barra Funda. O tio de um amigo de infância morou nela por boa parte dos anos 80…Triste noticia…Sugestão: já reparou no casarão das esquinas Vitorino Carmilo e al.Ribeiro da Silva?

Deixe um comentário!

%d blogueiros gostam disto: