A participação dos leitores do site São Paulo Antiga residentes no interior paulista, enviando fotografias, denúncias e alertas sobre os desmandos e ataques à nossa memória arquitetônica, tem sido fundamental para ampliar a cobertura do site.
Inicialmente com atuação restrita apenas à capital, hoje já atendemos mais de 30 cidades paulistas. E é do interior paulista que vem este belo casarão de 1926.
Localizada no número 852 da Rua Quinze de Novembro, região central de Lençóis Paulista, este belo casarão foi a residência de Antonio Coneglian bastante conhecido nesta cidade.
Construído em 1926 o imóvel está sob risco. Apesar de estar bastante preservado e ainda intacto, ele está à venda desde o ano passado, com valores que variam de R$600 mil para cima.
Os anúncios são preocupantes pois não valorizam a casa, mas o terreno. E sabemos que anúncios que focam na área do terreno objetivam a casa no chão. Abaixo um dos anúncios da casa, encontrados em uma página do Facebook.
A residência permaneceu fechada por muitos anos, enquanto não saia o inventário de partilha de bens. Após falecer, Antonio Coneglian deixou a casa como herança para suas duas filhas, que também já faleceram.
Feita a partilha, o imóvel foi colocado à venda, com enfoque no terreno. Imigrante italiano, Coneglian era bastante querido e conhecido em Lençóis Paulista.
Trata-se de um belo exemplar da arquitetura paulista do início do século 20. Imóvel amplo, possui duas entradas, uma para veículo e outra para pedestres.
Além disso possui uma bela varanda na entrada do imóvel e um dos quartos é voltado para a rua. No fundo do imóvel existe um barracão que funcionava como a garagem da casa. Do lado direito do casarão havia um outro imóvel, já demolido. Dali é possível observar a porção mais interior da residência.
Apesar de belo e único o imóvel ainda não é tombado como patrimônio histórico da cidade e corre sério risco de desaparecer.
Como o terreno não é amplo o suficiente para um edifício de apartamentos, só podemos crer que uma demolição sirva para ou construir um estabelecimento moderno ou um estacionamento. Não é possível que um imóvel desta beleza e importância venha a desaparecer.
Curiosidade – O Chevrolet de Antonio Coneglian:

O carro ficou décadas guardado na garagem.
Imagine um carro permanecer guardado em uma garagem por mais de 30 anos. Foi exatamente isso que aconteceu com o antigo Chevrolet 1938 que pertenceu a Antonio Coneglian.
O veículo foi utilizado por suas filhas até o início da década de 70, quando foi guardado pela última vez no barracão de madeira que fica nos fundos da residência. O automóvel permaneceu ali até pouco tempo atrás, quando foi removido do local e vendido para um novo dono.
Veja mais fotos do casarão de Antonio Coneglian:
Crédito de todas as fotografias deste texto: Henrique Bueno Damascena Ribeiro
Atualização 10/12/2014:
E infelizmente o que mais temíamos para esta bela residência aconteceu: O belo imóvel que pertenceu a Antonio Coneglian não existe mais.
Foi demolido meses atrás depois de ter sido vendido por uma imobiliária local. É realmente triste ver isto acontecer, pois não foram abaixo apenas um pouco da história de Lençóis Paulista, mas todo um histórico da residência construída em 1926.
A ironia fica pela placa da imobiliária na foto acima, onde se lê “Mais um sonho realizado“. Acho que o mais apropriado para este caso seria “Mais uma pedaço da história que se foi“. Lamentável.
Veja abaixo fotografias do imóvel em processo de demolição (clique na miniatura para ampliar):
Crédito das fotografias: Henrique Bueno Damascena Ribeiro e Anderson Tomasetti (foto 8)
Comentarios