Residência da Família Souza (Recreio Chácara Souza)

Infelizmente a cada dia que passa perdemos mais elos de nossas ligações com o passado. Da noite para o dia e pelos mais variados motivos, construções antigas são demolidas e desaparecem do cenário urbano sem deixar quaisquer vestígios.

Uma das nossas propostas ao criar o São Paulo Antiga, em 2009, era documentar a cidade que desaparecia de nossos olhos, uma vez que o poder público nada faz para conter as demolições e tampouco para documentar a arquitetura do passado.

Entretanto havia um imóvel que foi demolido no início de 2009 e  que não tínhamos conseguido documentar que nos deixava bastante decepcionados. Felizmente graças ao nosso querido leitor Manoel Armando Arneiro Lorena, podemos mostrar para vocês aqui como era esta magnífica residência.

Trata-se do casarão que serviu de residência da Família Souza:

clique na foto para ampliar

Localizada no número 3346 da Rua Voluntários da Pátria, em Santana, era um belíssimo exemplar da São Paulo antiga que não resistiu. Ela manteve-se em pé enquanto esteve habitada e aparentemente foi demolida imediatamente após ser desocupada. Pelo que é possível notarmos nas fotografias a casa ainda possuía em seu interior móveis bem antigos, provavelmente do proprietário original da residência.

HISTÓRICO DA FAMÍLIA E DA RESIDÊNCIA:

De acordo com o testemunho do familiar Ivan Ribeiro de Souza, a família chegou ao Brasil em 1900 e foram diretamente para a região de Santana – não estando claro se já foram direto para este imóvel – onde se estabeleceram. Família muito religiosa contribuiu com a construção de igrejas da região e com o hospital do Mandaqui.

A casa possuía sete cômodos no andar superior, além de uma grande sala central. Também tinha um terraço de onde era possível observar a região central de São Paulo. Na parte térrea a casa possuía um hall que distribuía os cômodos desse piso pela residência, como sala de jantar, sala de almoço e café, copa, cozinha e até uma capela.

Havia também uma generosa adega uma vez que fabricava licores de uva e jabuticaba. Além disso haviam dependências para marcenaria e oficina mecânica.

A casa possuíam um imponente orquidário, além de uma área com outras plantas como samambaias, plantas ornamentais e também árvores frutíferas como figos, uvas e outras.

Várias ruas do entorno desse casarão são em homenagens a esta família tão importante e conhecida da região, tal qual: Rua Joaquim Pereira de Souza, Rua Manuel de Souza e Rua Antônio Pereira de Souza.

O lote do terreno originalmente se dava até a rua dos fundos, Rua Dr. Artur Guimarães, onde a família mantinha um famoso restaurante da região, chamado Chácara Souza.

NOTAS:
*1
– Testemunho oral pode não ter 100% de correção pois podem ocorrer esquecimentos ou mesmo distorções. Entretanto muitas vezes são os únicos depoimentos disponíveis.
*2 – Este nome é encontrado no IPTU como o último proprietário do imóvel antes de sua fatídica venda.

Veja as outras fotografias do casarão demolido (clique na miniatura para ampliar):
Crédito das imagens: Manoel Armando Arneiro Lorena

O RECREIO CHÁCARA SOUZA:

O estabelecimento era um popular ponto de encontro da região de Santana e por décadas referência em restaurante na cidade. Era conhecido por receber grandes eventos e atender pessoas de todos os cantos da capital paulista.

O Recreio Chácara Souza era mantido por um dos familiares, de nome Paschoal, e era conhecido por ser um restaurante familiar por excelência. Atendimento primoroso e cortês, garçons muito zelosos e atenciosos e um relacionamento muito gentil com fregueses, muito deles assíduos.

Publicidade do ano de 1950

As especialidades do estabelecimento eram cumbucas de feijoada às quartas e sábados, pratos com camarões e massas variadas que eram produzidas em pastifício próprio. A casa à noite também servia pizzas para consumo no local e viagem.

A casa foi famosa também por ter sido patrocinadora do grande boxeador brasileiro Éder Jofre. Seu roupão usado antes e depois da luta ostentava a publicidade da Chácara Souza.

A DEMOLIÇÃO:

Mesmo inicialmente sem interessados na propriedade a casa – que ficou alguns anos com placa de venda – foi colocada abaixo no ano de 2009. De acordo com pessoas que conheciam os familiares a derrubada da casa foi acelerada após um rumor que haviam uma possibilidade de tombamento do imóvel, o que – apesar disso – não veio a se confirmar.

Devido a isso o local ficou vários anos como na foto abaixo:

clique na foto para ampliar

Somente em 2018 o terreno do antigo casarão recebeu uma placa anunciando um novo empreendimento, um condomínio residencial de 2 a 4 dormitórios a ser construída pela Cyrela. Entretanto embora até um estande de vendas tenha sido construído no local o edifício não foi adiante.

O local só teria uma destinação em 2021, quando um centro comercial de altura baixa foi erguido no local conforme pode ser conferido na fotografia abaixo. Era o fim definitivo de uma bonita história do bairro de Santana.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

47 respostas

  1. Realmente , uma pena.
    Como morador daquele pedaço, sempre admirei a arquitetura desta construção.
    Aparentemente, não representava nenhum risco de acidente. Apenas uma bela construção, em um lugar altamente valorizado!
    Ficou apenas na foto:(

  2. Muito legal este registro. “Namorei” este casarão por muito tempo pois tenho um cliente lá perto. Esta foto deve ter sido tirada de um posto de gasolina que existe bem de frente, do outro lado da rua. Segundo o frentista com quem conversei, esta casa pertencia à uma família tradicional do bairro, cujos integrantes dão nome à várias ruas da região. Infelizmente não lembro qual é este sobrenome, mas fica aqui o registro.

    1. seria Zumkeller? moro na região do Mandaqui e a Voluntários da Patria é passagem para Santana sempre olhei e namorei esse casarão, foi um choque quando encontrei só o terreno. Existem mais algumas construções nesta região, ocupadas por laboratórios e clinicas medicas, nenhuma tão grande como essa, mas muito bonitas.

    2. Claudio, realmente é muito triste ….O casarão pertencia à Família Pereira de Souza, vinda de Portugal em 1900.

      1. Após a demolição finalmente o terreno foi vendido, depois de quase um ano parado. Parece que uma incorporadora arrematou por algo em torno dos 17 milhões, o que explica a ânsia em demolir tudo rapidinho, haja visto que havia um processo para o tombamento em andamento… E lá se foi o último palacete do Alto de Santana, em 2008 a casa da família Cristoffel foi demolida para a construção de um edificio tb, essa encontrava-se mais bem preservada do que a dos Souza, logicamente não era tão suntuosa. Uma pena realmente!

  3. OBRIGADO,A TODOS,
    Em 1900, chegaram de portugal a familia Pereira de Souza,Sr. Antonio, Manoel , Jose com sua esposa Maria Rosa e as filhas, Maria, Vitoria e Rosinha, se juntaraam a familia dos Baruel no alto de Santana e construiram o sempre admiravel e imponente casarão,junto a isso a Historia do bairro alto, familia muito religiosa que ajudou a construir a Igreja da Salete, Sta Therezinha, Hospital do Mandaqui e outros,a casa tinha na parte superior 07 quartos com uma sala central muito grande , um hall com banheiro e um terraço do qual se via a cidade de São Paulo inclusive av. Paulista de binoclo,na parte inferior ao descer a escada um hall com banheiro e dependencias de empregada ao fundo, posterior a isso,outro hall que distribuia a parte do terreo da residencia, uma sala central de jantar de um lado capela e do outro sala de almoço e cafe, ao lado uma cozinha com copa muito grande e um corredor com dependencias, adega pois a familia fabricava licores de jaboticaba e uvas,marcenaria,carpintaria, oficina mecanica,na frente da sala de jantar uma sala de espera com entradas laterais de acesso pelo jardim e ao lado direito escritorio e esquesdo sala de musica, nos fundos lateral as oficinas,2 comodos de dependencias de empregados e lavanderia,ao lado já no quintal o imponente orquidário do sozinha, outro com entulhos ,samambais e plantas ornamentais, no terreno plantação de uvas figos e diversas frutas, ao fundo o poço e 6 comodos com banheiros onde moravam supostas familias de ex escravos,mais ao fundo fazendo frente com a dr. Zuqim, o Restaurante Chacara Souza que fez sua Historia no bairro, de uma das filhas a Rosinha, a casa foi construida com muito material nobre trazidos de Portugal, pisos ladrilhos, azulejos etc,no interior da residencia, moveis antigos, cristaleiras,obras de arte como quadros peças de porcelana,cristais, castisais,moveis de madeira nobre,( T R I S T E ).
    Da familia de Maria restaram, 2 filhos e 3 sobrinhos a casa ao lado pertencia a uma filha tudo foi demolido mesmo o pedido tendo sido indeferido pela Prefeitura de São Paulo conforme Diário Oficial,São Paulo 55 (13)-5, , porque havia de ter sido tombado como Patrimonio Historico da cidade, isso poderia ter acontecido por vontade dos unicos herdeiros os sobrinhos os quais o doariam para tal feito, com o proposito de que seus unicos tios nascidos, criados no local do qual nunca se ausentaram, lá terminassem os seus dias, ( M A S ), um rpocurador apareceu, e com o poder de seus documentos o fez, indignados,e tristes os sobrinhos viram uma parte de sua infancia, historia e do bairro virar PÓ.
    OBRIGADO AOS QUE NOS LEMBRARAM DISSO.
    FAMILIA SOUZA ,IVAN…

    1. nossa fiquei horrorizada com essa demolição, uma total falta de respeito.Só podemos lamentar. Fiquei realmente muito triste.

    2. Amigo, cresci e vivi na região e fico triste com sua historia é muito bonita, recentemente fiquei triste também por saber que demoliram o Colegio Salete no centro de Santana, outra perda lastimavel.

    3. IVAN RIBEIRO DE SOUZA ….. BELÍSSIMA DESCRIÇão , do sobrado que foi a ANTIGA SEDE DA CHACARA SOUZA. Não é por acaso que nos fundos, existia um restaurante, que foi durante muitos anos, o ponto de encontro das familias do Alto de Santana, Jardim São Paulo, Jardim França e Mandaqui. e que chamava-se CHACARA SOUZA. Eu moro na Joaquim Pereira de Souza, que fica defronte ao 3300 da Voluntarios e que um dia fez parte desta CHACARA SOUZA. Eu particularmente, conheci, um dos ultimos habitantes desta residencia, e que era um dos sobrinhos solteiros e lá ficou até sua demolição. Estou escrevendo este comentário, em 20 de março de 2021, e no ano passado, independente de pândemia, uma CONSTRUTORA, começou a construção de um edificio no local .

    4. Moro na zona sul, minha irmã se casou com um rapaz da zona norte que nos apresentou o Restaurante Recreio Chácara Souza. Interessante este fato histórico não conhecia a história do Casarão, menina adolescente passei inúmeras vezes na sua porta achava a residência linda! imponente. Desconhecia sua ligação com o restaurante Restaurante Recreio Chácara Souza almocei e jantei inúmeras vezes lá, com a família e namorado, cardápio primoroso a comida era deliciosa bem feita e farta, jantei muitas vezes assistindo a cantora “Ângela Maria” a “SAPOTI” como era seu apelido. Ah! anos 60 e70 e inicio dos 80, bons tempos! levei muitos amigos lá que adoraram o restaurante, quando me formei a turma comemorou o jantar entre amigos da faculdade lá. Pena meu cunhado já ter falecido, ele era da região de Santana precisamente do bairro de Santa Terezinha com certeza conhecia a história do Casarão e de seu restaurante favorito Recreio Chácara Souza. Ah! me partiu o coração saber que aquele Casarão que era o símbolo da opulência de Santana foi destruído.

    5. eu ia muito la, no meu aniversario ganhei uma pulseira muito linda e fiquei brincando com os macaquinhos eles destruiram minha pulseira, nos fundos do restaurante tinham varios bichinhos eu ia sempre brincar
      eu morava numa chacara quase ao lado da igreja salete, eu tb brincava nos fundos da igreja, fui batizada la
      muitas saudades

    6. quanta saudade daquele lugar, eu nao tinha muitas condições de frequentar restaurantes, mas ainda cheguei a ir umas duas vezes, uma vez fomos e estava o cantor sergio reis, eu morava na dr zuquim, numa chacara era uma casa linda, nos fundo a vizinha dna ana tinha um pomar de jaboticabas, eu pegava muitas, no chacara sousa eu ia todos os dias pra ver os macaquinhos, o senhor que cuidava deixava a gente entrar
      ele tb dava sobras de comida para os porcos, meu avo sempre tinha um para matar no natal, tempos bons

  4. Caro Douglas Nascimento. Que Trabalho Fantástico o Sr. realiza, fico encantado com as matérias do Site SPA, fico imaginando como era boa a vida naquela época, mais tranquila, sem tantas preocupações, as pessoas se respeitando mais, as ruas, áreas com vegetação, rios e corregos limpos, criminalidade nem se fala… Agora o que estão fazendo com a cidade de São Paulo é um verdadeiro ABSURDO! Onde já se viu colocar no chão uma Residência dessa? Gente oque que é isso? Uma mansão centenária com essa História maravilhosa que o Sr. Ivan nos contou, com todos esses materiais nacionais e importados virando PÓ? É muita Falta de Sensibilidade! Esta Casa estava “Inteira”, linda, com uma reforma básica, ela voltaria a ficar maravilhosa, com todo o seu esplendor! Os políticos precisam tomar consciência disso… Estão destruindo a memória da Cidade e do povo Paulistano… Lamentável!!!!!!!

  5. Alguem se lembra que vizinho a esse casarão ou quem sabe nesse mesmo casarão havia bailes aos domingos, se não estou enganada seria Clube ou baile dos sargentos, minhas irmãs amigas e eu iamos todos domingos, a gente morava no Carandiru. Hoje moro quase em frente a esse antigo casarão a 35 anos, sempre que passo por ele tenho essas recordações
    Grata

  6. sou morador do bairro a exatos 25 anos, sempre fiz minhas caminhadas defronte ao casaraõ,conheci alguns moradores, o sr. Sozinha e um Sr. que ficava observando o movimento da janela, o qual sempre comprimentei,muito nobre o sr. Ivan nos revelar uma parte de sua historia a qual acredito nos pertence tambem uma pena hoje poderia estar contando a meus netinhos, uma historia de se encher os olhos espero que sirva de exemplo para que as autoridades prestem mais atenção a tanto descaso.

  7. Este casarão é conhecido como Chácara Souza… Na rua de tras tinha uma pizzaria com este nome cuja a entrada era pelo casarão.

    1. Natalie, vc está enganada, o Chacara Souza era mais embaixo, tinha entrada pela rua Dr. Artur Guimarães, esse casarão fica na ladeira da Voluntarios da Patria,
      Sempre morei na Zona Norte e moro desde que casei na Voluntarios da Patria, a 35 anos quase em frente a esse casarão

  8. gente, espero poder ajudar com mais detalhes sobre a historia dessa familia, o restaurante chacara souza pertencia a irma da maria a rosinha e se puderem reparar
    logo ao lado do estacionamento que ainda existe no terreno tem uma passagem de carro que dava acesso ao estacionamento do restaurante a aproximados 30 anos atraz tinha ate um mini zoologico lá e parque de diversões, hoje em dia se encontra alugado para uma empresa de eventos, o restaurante chacara souza, foi muito famoso durante muitos anos com suas pizzas e suas feijoadas.

  9. caros colegas, tambem posso dividir um pouco dessa historia com voces,fui morador do bairro do mandaqui em meados de 1979 a 1986, nessa epoca me recordo bem,que por diversas vezes comprei orquideas samambaias e uma ocasião até um coelho do sr. joaquim, um sr muito distinto e educado, morador desse casarão lá tinha um orquidario muito grande e estantes altas onde escolhiamos as samambaias de metro tudo muito lindo, gostaria de parabenizar o responsavel dessa materia que me fez relembrar tempos muito bons, mas indignado e muito triste fiz questão de deixar meu testemunho com pezar.

  10. Sou da Zona Sul, Santo Amaro, mas pertenço a cidade como um todo e vivo “flanando” por São Paulo. Em 2008 encontrei este belo exemplar, extrai dele um momento congelado em uma dezena de fotos, e vejo agora que ele não existe mais! Onde estão os responsáveis pelo patrimônio? Nos gabinetes barganhando quem paga mais pelo espaço para constituir investimentos imobiliários suntuosos.

  11. Sou do interior paulista, mas fico triste com as perdas destas casas, poderiam estar bem cuidadas, que pena, a história vai sendo demolida junto com as casas!!!!

  12. Eu fico revoltado com isso, é como se um infeliz entrasse na sua casa e queimasse todos as fotos da familia junto com pentencem da sua bisavó, quanto esforço, trabalho e dinheiro se gastou para contruir uma obra prima dessas, e hoje ser substituida por uma caixa de concreto horrenda e de mal gosto.

  13. poderia ter entrado como reliquias do bairro de santana. a não ser que o novo dono va construir outro imovel. eu procuro engenheiro, favor entrar em contato.obrigado.

  14. acho bonito esses casarões antigos, me lembram a roma antiga. eu procuro engenheiros na zona norte, santana e imediações, para projeto, favor entrar em contato, obrigado.

  15. É isto que os especuladores imobiliários fazem, derrubam uma casa da noite para o dia, para não dar tempo de se embargar a demolição através de alguma liminar judicial.

    Demoliram o casarão de maldade, provavelmente para se garantirem uma vez que caso o prefeito eleito fosse de outro partido a demolição poderia ser proibida.

    Sei que em alguns países europeus (Áustria, Suiça) uma demolição de uma casa dos anos 20 sem a competente e prévia autorização justificada (tem de justificar o motivo da autorização para demolição) dá até cana para o proprietário do imóvel, além da multa que não é pequena.

    O Brasil é maior do que os políticos ladrões, espero estar vivo para ver muita gente ser condenada por crime de lesa-pátria diante de tantos descalabros administrativos (má gestão, desvio de verbas, etc).

  16. Há mais ou menos uns 12 anos atras eu e meu ex marido e minha filha estávamos voltando para casa no Tremembé em um domingo, por volta de 22 horas, quando deparamos com dois idosos andando, paramos o carro e perguntamos se eles precisavam de algo ou de carona, os dois disseram que queriam ir para a casa deles e não tinha onibus, demos carona a eles e os mesmos nos levaram a casa que esta mencionado acima, estava fechada, e eles não tinham a chave, então perguntamos se poderíamos levar a outro local, ou na casa de filhos, os mesmos nos falaram que poderiamos ir a um predio na própria Voluntários, Chegando ao prédio eles falaram o nome da filha e perguntamos ao porteiro se tinha alguém com o nome que haviam falado para nós, o porteiro disse que só havia no apartamento a neta dos idosos e a chamou. Quando a mesma desceu começou a chorar e falou que os avós realmente moravam na casa da Voluntários, mas que a mãe dela havia colocado eles em um asilo e que ela não estava em casa, mas mesmo assim poderíamos deixar os avós lá…ficamos chocados com a situação, mas fizemos o que estava ao nosso alcance….anos depois ficamos sabendo que os mesmos voltaram ao asilo e que o casarão havia sido demolido…triste…
    ..

    1. Trabalho na região e por aqui todos sabem que a casa foi demolida porque os proprietários quiseram evitar o TOMBAMENTO do imóvel, demolindo e vendendo a casa antes do final do processo.
      Aliás, no começo de dezembro de 2013 tivemos MAIS UMA CASA DEMOLIDA PELO MESMO MOTIVO.

        1. Moro na zona sul, minha irmã se casou com um rapaz da zona norte que nos apresentou o Restaurante Recreio Chácara Souza. Interessante este fato histórico não conhecia a história do Casarão, menina adolescente passei inúmeras vezes na sua porta achava a residência linda! imponente. Desconhecia sua ligação com o restaurante Restaurante Recreio Chácara Souza almocei e jantei inúmeras vezes lá, com a família e namorado, cardápio primoroso a comida era deliciosa bem feita e farta, jantei muitas vezes assistindo a cantora “Ângela Maria” a “SAPOTI” como era seu apelido. Ah! anos 60 e70 e inicio dos 80, bons tempos! levei muitos amigos lá que adoraram o restaurante, quando me formei a turma comemorou o jantar entre amigos da faculdade lá. Pena meu cunhado já ter falecido, ele era da região de Santana precisamente do bairro de Santa Terezinha com certeza conhecia a história do Casarão e de seu restaurante favorito Recreio Chácara Souza. Ah! me partiu o coração saber que aquele Casarão que era o símbolo da opulência de Santana foi destruído.

  17. Existe dor maior q esta? Ser expulsos da propria casa q a anos construiram uma vida. Sairam do asilo e ainda tratados como nada? Não demoliram só a casa mas sonhos e duas vidas

  18. A justica dos Homens e muito cruel conosco, mas a justica de Deus e divina e um dia nao faltara, comunico a todos que Ademar pereira de Souza veio a falecer, a familia nao conseguiu protegelo antes de sua morte, os ladroes prodigos que usam abusam de pessoas deficientes cognitivas e idosos continuam fazendo o que querem porque nao sao punidos, Ademar hoje depois de faceler foi considerado incapaz desde a infancia pelo tribunal de justica de sao Paulo, tarde demais, quando vivo tinha ate conta corrente em banco aplicacoes vendeu o casarao demoliu com procuracoes assinadas com o seu polegar , e um absurdo, ladroes conseguem burlar a justica e comprar seres hunanos, estes conheceram a justica de Deus,

  19. Pura ganância, como que essa filha consegue dormir tranquila?
    Que horror fez com os próprios pais, aproveitadora miserável.
    Agora dá até desgosto saber que terei que trabalhar nesse lugar, que um dia foi maravilhoso.

  20. Atualizando a situação deste terreno, agora em 2020, estão prestes a erguer um monstrengo de vários andares no legal, obras iniciadas. Muito triste está história.

  21. Na quarta-feira, 1 de dezembro de 2021, foi inaugurada uma loja Cobasi, neste local.
    “Da força da grana que ergue e destrói coisas belas..”

  22. Nasci no Bairro de Santana e vivo até hoje pela redondeza, hoje na Parada Inglesa, antes morava perto do quartel CPOR, onde ali foi o Solar dos Andradas, pertencente a José Bonifácio de Andrada e Silva, que hoje é o quartel dos futuros oficiais, sei que teve muitas modificações, mas tem história, mas vi muitas mudanças em Santana, muitas casas antigas muito bonitas sendo derrubadas, conheci muito o casarão a Chara Souza, pois, tinha meus tios que moravam na Av. Água fria lá pertinho, onde já colocaram um belo casaram que tem lá do meu tempo hoje tenho 86 anos e um pouco mais adiante tem uma vila com sobradinhos que meus tios moravam e lá estão eles até hoje, e casarões lindos como os dos Souza são demolidos, infelizmente nosso Estado não deixam nada para história.

  23. EU FUI MUITAS VEZES NO RESTAURANTE RECREIO DA CHACARA SOUZA, NA ÉPOCA MORAVA NA RUA AMARAL GAMA EM SANTANA E A CHACARA SOUZA FICAVA NOS ALTOS DE SANTANA , JÁ PERTO DO BAIRRO DO TUCURUVI, POR FALAR NA RUA AMARAL GAMA NESSA RUA FICAVA A CHACARA DAS ROSAS, NA VERDADE UM CONDOMINIO FECHADO, QUE EU CONHECI POR DENTRO E LÁ MORAVA SOMENTE A FAMILIA MOURA ANDRADE, UMA BELEZA IMPAR COM UMA MANSÃO LUXUOSA CERCADA DE ALEMEDAS AJARDINADAS. ALGUÉM PODERIA CONTAR A HISTÓRIA DE CHACARA DAS ROSAS.

  24. Mais uma casa que vai ao chão! Penso que a página poderia se ocupar a PROTEGER, junto aos órgãos de patrimônio histórico, todas essas casas! Uma representação, uma petição…caso contrário, NADA sobrará.

    Pensem em um departamento jurídico para operacionalizar os pedidos! Vocês serão mais respeitáveis e representativos.
    Abraço

  25. a minha família passava o reveillon na Chácara Souza….Foi lá que conheci a pizza…isso nos anos 40/50…

  26. Fotografei bastante esta casa, na década de 80. Uma arquitetura espetacular. Era impossível, passar em frente e não imaginar as histórias vividas nesta casa. Amos as construções antigas, mas estão desaparecendo.

  27. Na região de Santana, rua conselheiro moreira no. 1251, há uma casa antiga que parece ser interessante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *