Quem não se lembra daquele slogan que dizia: “As Amarelinhas“? Com este slogan bastante criativo e que associava imediatamente o produto a seleção brasileira de futebol, as pilhas Rayovac foram (e ainda são) um sucesso de vendas no Brasil.
O que muitos paulistanos desconhecem é que a antiga fábrica destas pilhas famosas era aqui do lado da capital paulista, na vizinha cidade de Guarulhos.
Fundada nos EUA em 1906 na cidade de Madison, as amarelinhas chegariam ao mercado brasileiro somente em 1954 quando a empresa Microlite (foto acima) formou uma joint venture com a empresa americana.
A marca sempre seguiu na vanguarda do mercado de pilhas brasileiro, sendo ela a primeira a lançar em território nacional as pilhas alcalinas, no ano de 1978. Em 2004, após uma parceria de 50 anos, a Rayovac americana adquiria a brasileira Microlite e passava a administrar totalmente a marca no país.
Uma das características desta grande fábrica guarulhense era a presença de uma pilha amarelinha gigantesca na entrada da fábrica, que despertava a curiosidade das crianças que moravam na região.
As crianças adoravam “passar pela fábrica de pilha” e tentar imaginar se existia algum aparelho que poderia servir àquela pilha enorme.
Com o passar dos anos, a Microlite deixou a região e o local desde então está vazio. A pilha que por anos alegrou a criançada ainda está lá, mas pintada de cor preta como que numa tentativa de esconder o que foi ali no passado. Em vão.
Moradores vizinhos mais antigos orgulham-se de ter tido a fábrica da Rayovac como vizinho. Muitos destes que hoje lembram-se saudosos da antiga Microlite foram até funcionários da fábrica e lembram-se de um passado industrial guarulhense cada dia mais distante, retrato de uma cidade que cresce cada dia mais focada para o setor de serviços.
Pouco mais de um quilômetro dali existia também a fábrica da Phillips do Brasil.
A entrada principal da antiga fábrica, com a pilha gigante aparecendo:
Sobre o local, hoje existem as mais diversas especulações. Um giro pela vizinhança e foi possível ouvir todo o tipo de história: Desde pessoas que diziam que uma outra fábrica irá ocupar o antigo espaço, até uma história de que nada pode ser erguido ali pois o solo estaria supostamente contaminado.
Lendas urbanas ou não, o fato real é que a antiga fábrica poderá desaparecer muito em breve. Em abril de 2009 um alvará de demolição foi expedido para o local (vide foto 09 na galeria abaixo), o que pode significar que muito em breve a história da saudosa fábrica de pilhas Rayovac estarão apenas na memória das pessoas que de alguma forma se relacionaram com a empresa ou através de fotografias.
Confira mais fotos da Rayovac (clique na miniatura para ampliar):
Atualização – 21/01/2019:
No final do segundo semestre de 2018 a antiga fábrica da Rayovac/Microlite começou a ser demolida e no local apenas está um terreno vazio cercado pelos antigos muros da antiga empresa. A informação que circula é que no local será construído um supermercado da rede “X”, bem conhecida em Guarulhos.
Abaixo uma fotografia da extinta fábrica pouco depois de ser construída em meados da década de 1950:

Última atualização deste artigo: 18/08/2020.
Comentarios