Após o feriado de carnaval e de, provavelmente, alguns excessos alimentares, trago hoje uma receita típica paulista muito fácil e leve: o Quibebe
Em suas incursões pelo sertão paulista, bandeirantes e sertanistas eram obrigados por decreto a plantar feijão, abóbora, milho e plantas de fácil cultivo que iriam garantir a alimentação dos novos aventureiros.
Esses três produtos formaram a base da alimentação paulista, e assim se fizeram roças pelo interior da mata.
Os escravos trazidos para trabalho nas plantações de cana de açúcar e exploração de minas ficavam em confinamento, pouco contribuindo para a culinária caipira.
Os alimentos nativos sempre tiveram predileção dos paulistas. Aproveitando a fartura do ingrediente principal desta receita nas roças, surgiu o quibebe.
Comumente você encontra a abóbora em doces mas ela também é ótima para receitas salgadas.
Nesta receita você irá precisar de:
- 1 kg de abóbora madura cortada em pedaços, sem casca e sem sementes (pode ser qualquer qualidade de abóbora, eu usei a abóbora seca nesta receita).
- cebola picada miúda
- alho amassado a gosta
- óleo
- 1 colher (café) de açúcar
- cheiro verde picadinho
- sal e pimenta do reino a gosta
Frite a cebola e o alho em óleo quente, acrescente a abóbora e deixe refogar em fogo brando com a panela tampada. Se precisar acrescente um pouco de água, somente se necessário pois a abóbora solta muita água.
Quando cozida, amasse-a com a ponta de uma colher de pau, tempere com sal, pimenta do reino a gosto e o açúcar. O ponto do cozimento é quando o quibebe está bem cozido mas sem caldo no fundo. Por fim, o cheiro verde deve ser colocado por último, com o prato já pronto.
O quibebe é um excelente acompanhamento para carnes, frango e peixes.
Comentarios