Em um passado não muito distante, onde terrenos disponíveis para a construção civil não eram poucos e caros como atualmente não se havia a necessidade de erguer enormes edifícios residenciais com 20 ou mais andares para abrigar novos moradores. Eram outros tempos, onde os prédios eram menores, charmosos e com apartamentos amplos.
E ainda hoje, muitos destes antigos prédios pequenos ainda existem espalhados pela cidade. Vários deles são encontrados nos bairros mais ao centro como Campos Elíseos, Luz, Bela Vista, Vila Buarque e Liberdade.
No número 120 da Alameda Ribeiro da Silva, bairro de Campos Elíseos, na mesma rua onde está localizado o belo e abandonado Palacete do Barão do Rio Pardo, encontramos um destes pequenos edifícios residenciais antigos, o Prédio João Carrieri.
Este prédio de dois andares é uma construção de meados do século XX e que tem tudo que os prédios antigos oferecem de bom e que hoje é tão difícil encontrar nos novos: apartamentos amplos, pé direito alto, janelas grandes e construção robusta. Aparentemente são 8 apartamentos, distribuídos em três em cada um dos andares superiores e duas unidades no piso térreo.

Fachada lateral do edifício
Ao observar uma construção elegante como esta em pleno centro de São Paulo, não é difícil se deixar levar pela imaginação para um cenário bem europeu, onde este tipo de construção é bem mais comum do que por aqui. A cada esquina que desbravamos a Cidade de São Paulo nos surpreende cada vez mais.
E quem teria sido João Carrieri, que dá nome ao edifício ? Se você tem alguma informação, não deixe de entrar em contato conosco e deixe seu comentário.
Veja mais fotos deste prédio (clique na miniatura para ampliar):
Comentarios