Se tem uma região farta em locais tradicionais para comer, é a área da Avenida São João e seus arredores. Só em volta do Largo do Paissandu, por exemplo, temos dois excelentes exemplos. Um é o já comentado aqui Restaurante Ita, enquanto o outro é um dos grandes ícones da cidade, o Ponto Chic.
A história deste restaurante é quase centenária. Começou em um dos anos mais importantes para a cultura brasileira, em 1922, contemporâneo Semana de Arte Moderna. Naquela época o restaurante ainda não era conhecido por aquele sanduíche saboroso, de queijos misturados e derretidos que se tornou tão famoso: o bauru.
O sanduíche, que é o carro chefe da casa, só surgiria na década seguinte, precisamente em 1937. A iguaria chegou até a casa por aquele que é reconhecido como o inventor do Bauru, Casimiro Pinto Neto.
Estudante de direito do Largo São Francisco e natural da cidade paulista de Bauru, Casimiro era um assíduo frequentador da casa e certo dia pediu um lanche especial, reforçado e a seu gosto. O lanche vinha com tomate, pepino, rosbife, quatro queijos diferentes fundidos entre si, servidos em pão francês sem miolo. Nascia assim o Bauru.
A importância de Casimiro Pinto Neto para o sucesso e longevidade do Ponto Chic jamais foi esquecida. Na loja mais antiga, onde tudo começou, existe um busto de bronze que o homenageia.

Na foto, Sua Excelência “O Bauru”
Saiba mais! Veja como é preparada a mistura de queijos do bauru:
Mas engana-se quem pensa que apenas a mistura cremosa de queijos é a fórmula do sucesso do sanduíche. Excetuando-se o pão, todos os ingredientes são preparados na própria casa.

Equipe do Ponto Chic (foto: Divulgação / Ponto Chic)
O rosbife é preparado com o corte lagarto assado em alta temperatura, o pepino antes de ser servido no lanche passa uma semana em conserva, os queijos misturados são estepe, prato, gouda e suíço. O tomate é comprado diariamente para estar sempre fresco e selecionado. Já o pão, embora nem todos notem de primeira, é um pouco diferenciado do pão francês tradicional, sendo mais crocante e com uma abertura menor, para que não esfarele. Tudo isso junto transforma-se no incomparável sanduíche servido há quase oito décadas.
Outros pratos e sanduíches da casa também devem ser provados!
Embora seja muito difícil ir até o Ponto Chic e não comer um tradicional bauru, a dica é voltar outras vezes para saborear alguns dos outros pratos e sanduíches que são deliciosos e também muito tradicionais na casa.
Um deles é o Rococó (foto acima), que é um lanche generoso servido no pão francês com fatias de rosbife (frio), tomate em rodelas, pepino em conserva, queijo gorgonzola e aliche. Outros tradicionais da casa são o sanduíche de pernil, o seleto e os pratos fritada ao Ponto Chic e mexidinho. Todos eles vão muito bem se acompanhados de chopp claro ou escuro e com uma porção de torresmos da casa, bem sequinhos.
Depois de saborear os pratos da casa, nossa dica é pedir de sobremesa o pudim de leite da casa, que costuma ser difícil ficar em apenas um só.
Além da loja tradicional e quase centenária do Largo do Paissandu, o Ponto Chic possui duas outras unidades sendo uma no Paraíso, colado ao Shopping Pátio Paulista, e outra no bairro de Perdizes.
Curiosidade: Ponto de encontro dos artistas circenses
Algo bem interessante sobre o Ponto Chic e seus arredores, é que o local foi um tradicional ponto de encontro de artistas e profissionais de circo. Ali eram combinadas todas as excursões, jornadas, contratações e detalhes sobre a temporada circense de que cada ano. Imagine o quanto era divertido passar por ali algumas décadas atrás ?
Uma outra curiosidade: Os andares superiores da loja do Largo do Paissandu foi endereço de um dos mais famosos bordéis da São Paulo antiga, da Madame Fifi.
E você, já frequentou o Ponto Chic ? Qual o seu prato preferido ? Deixe seu comentário!
Serviço:
Ponto Chic
Largo do Paissandu, 27 – Centro :: Telefone (11) 3222-6528
Largo Padre Péricles, 139 – Perdizes (inaugurada em 1978) :: Telefone (11) 3826-0500
Praça Oswaldo Cruz, 26 – Paraíso (inaugurada em 1986) :: Telefone (11) 3289-1480
Maiores informações: www.pontochic.com.br
Comentarios