Criado em 2018 o projeto Memória Paulistana é uma iniciativa da prefeitura de São Paulo de homenagear locais da capital paulista que possuem alguma relação com a história da cidade, seja ela antiga ou contemporânea. Fortemente inspirado em iniciativas de sucesso de outras cidades, como Londres e Rio de Janeiro, o projeto instala placas que explicam o ponto escolhido.
A iniciativa, que inclusive conta com a participação popular, que pode indicar locais preenchendo um formulário, já espalhou pela cidade de São Paulo inúmeras placas, como a que segue abaixo:

Apesar de ser uma ótima iniciativa pública, que visa o aprendizado da história da cidade e o turismo, o projeto nasceu defasado e incompleto, com a ausência de um QR code para que as pessoas possam ler mais sobre o local identificado. A instalação de novas placas também é um processo lento e mal assessorado, já que há muitas reclamações por parte de munícipes que não recebem qualquer feedback sobre as sugestões enviadas.
Pelo visto outro grave problema é a falta de revisão antes de se instalar algumas placas, como esta a seguir:

Instalada na fachada do tradicional restaurante paulistano Ponto Chic, localizado no Largo do Paissandu, região central de São Paulo, a placa da Memória Paulistana tem um erro tão grosseiro que custei a acreditar que passou batido, aliás chega até a ser engraçado. O nome Largo de São Francisco está grafado como “São Largo Francisco”. O erro aparentemente passou batido até pelo local homenageado.
É inacreditável que uma iniciativa desenvolvida, veja bem, pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, saia com um erro de grafia. Onde está a revisão? Como se homenageia algo ou alguém com uma placa escrita errada?
Procurada, a secretaria não respondeu sobre esta questão (o espaço segue aberto). Aliás, não espero nem que responda, mas que ao menos repare o erro fazendo a substituição urgente dessa placa da Memória Paulistana.
Respostas de 5
Mestre Yoda que fez a placa !
Lamentável, erros cometidos pela incompetência do poder público, nós povo estamos pagando pessoas desqualificadas, considero muito grave. Errar é humano, mas não profissional.
Neste artigo também tem um erro e faltou revisão. O correto seria “ locais da capital paulista que possuem alguma relação com a história da cidade”. Infelizmente, erros acontecem, aqui e na placa!
Acontece (não deveria) mas arrumei. Obrigado pelo aviso
A diferença é que aqui é fácil de corrigir e não tem verba pública envolvida. Abraços!
Sério que vc quer comparar o erro de escrita na matéria com o erro de escrita na placa? Poderia fazer parte da revisão da secretaria da Cultura, lá você faria um belo trabalho se for qualificada pra isso.