Pensões da rua do Gasômetro

Passando pela rua do Gasômetro no Brás, região central de São Paulo, não pude deixar de notar nestes dois imóveis que se avizinham e que atualmente servem para o mesmo fim: moradia. Ambos são pensões, algo que existe aos montes neste bairro há mais de um século.

Esses imóveis foram construídos na primeira metade do século 20 e possivelmente em suas portas comercias já abrigaram de tudo um pouco. No número 146 (a porta comercial do lado direito) funcionou nos anos 1950 e 1960 um estabelecimento chamado Compensados Mapin. Já o número 150 não tinha um nome comercial mas pertencia a Israel Polacow.

Apesar de estarem com as mesmas cores não são, ao menos de forma documental, do mesmo proprietário. Enquanto o pequeno prédio da direita está em nome da família Sanches o sobrado está em nome da família Seripierri. Apesar das diferenças na nomenclatura constante do IPTU tenho a impressão de que são administrados pelas mesmas pessoas, afinal além da similaridade das cores dos imóveis há o mesmo padrão no reforço de segurança das sacadas, igualmente feitos com ripas de madeira.

O predinho do número 144/146 é de valor arquitetônico relevante, com sua fachada bem trabalhada e elegante. Nas fotografias abaixo (clique para ampliar) você confere os detalhes mais de perto.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Cigarros Júlio Mesquita

Já pensou em fumar o cigarro Julio Mesquita ? Ou o cigarro Estadão ? Veja uma curiosa embalagem de cigarro de 1903 onde o jornal paulista e seu proprietário são o tema da embalagem.

Leia mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *