Penha Theatro – 1926 & 2020

Inaugurado em abril de 1926, o Penha Theatro foi uma das importantes salas de projeção deste bairro paulistano, inicialmente intercalando filmes e apresentações de teatro de revista.

Como no princípio os filmes exibidos eram mudos, uma pequena orquestra executava a trilha sonora. Seu primeiro filme sonoro foi exibido em 1931 e suas atividades se encerraram nos anos 1980.

Penha Theatro em 1927

Este comparativo é um pouco diferente do normal. Ao invés de mostrar a fachada do imóvel que outrora abrigou o cinema, as duas fotografias mostram os fundos do cinema, a partir da Rua Capitão Avelino Carneiro.

Na imagem é possível observar o letreiro com a inscrição “Penha Theatro” que sobrevive impecável há quase um século. Felizmente nenhum incauto ousou remover dali.

Arraste para os lados para observar o comparativo:

CURIOSIDADE:

Durante sua trajetória o Penha Theatro chegou a pertencer a um lendário jogador de futebol do Corinthians, o goleiro Tuffy. De acordo com pesquisas que realizamos, ele teria sido proprietário da sala de exibição entre 1931 – ano em que parou de jogar – até 1935 ano em que viria a falecer vitimado por pneumonia dupla.

Uma breve biografia do célebre goleiro corintiano pode ser lida aqui mesmo em nosso site, clicando aqui.

Tuffy Neujm

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
ouça a nossa playlist:

14 respostas

  1. Bom dia!
    Eu realmente desconhecia esse teatro. Agora, a região da Penha é mesmo rica em construções antigas.
    Na rua do shopping, se não me engano, há uma casa comercial cuja fachada é algo não menos do que impressionante! Vale uns cliques. Vários cliques!!

      1. Pode ser. Eu sei que o ano que está na fachada é 1904! Ou seja, é bem no início da fase em que as casas eram em sua maioria, datadas, espaçosas e adornadas.
        É bem ali no centro nervoso da Penha.

          1. Depois que você fez o primeiro comentário, eu busquei as imagens e vi que não era. Mas essa casa a que me refiro é realmente impressionante o adorno da fachada. É um estabelecimento comercial, não sei se originalmente ou se foi adaptado.

          1. Olá, bom dia!
            Isso mesmo! É esse o imóvel! Valeu, Thiago!

Deixe um comentário!

%d blogueiros gostam disto: