Em 16 de agosto de 2018, a AES Eletropaulo celebrou os 117 anos da Subestação Paula Souza. O complexo, inaugurado em 1901, é a mais antiga estrutura transformadora e distribuidora de energia elétrica do Estado.
Localizada ao lado do rio Tamanduateí, no centro da capital, a subestação teve sua estreia, há 115 anos, junto com a usina de Santana de Parnaíba – primeira hidrelétrica a gerar eletricidade para a Cidade de São Paulo – e era integrante do sistema energético da extinta Light & Power.
Sua primeira edificação foi construída com paredes de tijolos prensados, vermelhos, com vigamento de aço para oferecer segurança contra incêndios. O complexo foi considerado uma obra monumental, contando, em equipamentos, com o que havia de mais moderno e de alta potência à época.
Em princípio, além de contribuir para o sistema de iluminação pública, a subestação também fornecia energia para os bondes elétricos paulistanos.
Mais tarde, na década de 1970, um prédio, idealizado por Ruy Ohtake, foi construído no complexo da subestação, com a instalação do primeiro equipamento com sistema de isolamento a gás (GIS). Para além desta primeira modernização da subestação, a edificação de Ohtake ganharia destaque na paisagem da região, por sua arquitetura inovadora.

Nas imagens, a Subestação Paula Souza em seus primeiros anos
Outros fatos curiosos e interessantes sobre a Subestação Paula Souza:
– Foi a primeira subestação do estado de São Paulo;
– O local fornecia energia para os bondes da capital;
– Há registros de que o prédio da Subestação Paula Souza foi metralhado, durante a Revolução de 1924. Operadores se isolavam no local, não podiam sair e nem comer;
– Ser subterrânea permitiu o desenvolvimento do centro da cidade. Isso, porque, caso fosse aérea, além de ter de ocupar um espaço gigante, prejudicaria a construção de outros prédios;
– O primeiro equipamento com a tecnologia GIS Blindada SF-6 foi instalado em 1.977, na própria Paula Souza, ocupando uma edificação com área de cerca de 600 m².
Como ela é atualmente ?
Em agosto de 2016, a AES Eletropaulo realizou evento para comemorar os 115 anos da subestação Paula Souza. A data também serviu para a empresa apresentar aos convidados as melhorias e modernização implementadas nos últimos dois anos, que garantem maior confiabilidade ao fornecimento de energia.
Neste mais de um século de atividades, a subestação Paula Souza foi modernizada e transformada, mas mantendo suas características. Segundo Charles Lenzi, COO da companhia, “a cada atualização da subestação, procuramos manter suas características arquitetônicas, porém com o que há de mais moderno em equipamentos e sistemas. Desta vez, não foi diferente. A subestação ganhou um equipamento ainda mais moderno. Nossa GIS compacta blindada ocupa, agora, um terço da área edificada”, explicou.
Selecionamos algumas imagens atuais do complexo da Paula Souza, confira:
Crédito das fotos:
Antigas – Fundação Energia e Saneamento
Atuais – AES Eletropaulo
Comentarios