12 casas antigas que parecem olhar pra você!

Eu não sei vocês, mas confesso que toda vez que saio para observar as casas e prédios paulistanos tenho sempre o hábito de procurar peculiaridades que tornem aquele imóvel bem especial. São imagens de santos no frontão, detalhes arquitetônicos, mural de azulejos e também rostos. Sim, isso mesmo que você leu, rostos:

Crédito: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

No começo parecia ser algo ocasional, mas depois de um certo tempo seu olhar fica treinado e você se observa parando por ai só para clicar casas que parecem estar olhando para você. A imagem anterior, na rua Barra Funda, é uma das minhas favoritas. A que vem logo abaixo, na Bela Vista, tenho certeza de que “piscou” pra mim:

Crédito: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

Mas calma, eu não enlouqueci (pelo menos não por enquanto). Observar imagens que parecem ter significado em casas, objetos, nuvens, rochas etc é apenas um fenômeno psicológico e seu nome é pareidolia.

Este fenômeno não se restringe apenas a imagens e também é associado com sons, como por exemplo quando ouvimos alguma música ser tocada ao contrário e temos certeza de ter ouvido algo que não deveria estar ali. Como na canção Ilariê, da Xuxa, que muitos dizem falar do diabo se tocado neste modo (ouça clicando aqui… ou não, caso você  tenha medo).

A palavra pareidolia vem do grego para, que significa junto de ou ao lado de, e eidolon, que significa imagem, figura ou forma. Pareidolia é um tipo de apofenia, ou seja, um fenômeno cognitivo de percepção de padrões em dados aleatórios.

Selecionei neste artigo 12 imagens de casa que se encaixam bem neste conceito. Duas vocês já viram e as demais seguem abaixo:

Crédito: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga
Rua São Caetano, Bom Retiro
Rua Jaguaribe, Santa Cecília
Rua Jaguaribe, Santa Cecília
Avenida Celso Garcia, Belenzinho
Avenida Celso Garcia, Belenzinho
Alameda Nothmann, Campos Elíseos
Alameda Nothmann, Campos Elíseos
Rua Apa, Santa Cecília
Rua Apa, Santa Cecília
Rua Apeninos, Paraíso
Rua Apeninos, Paraíso
Rua do Comércio, em Santos
Rua do Comércio, em Santos
Rua Almirante Pereira Guimarães, Pacaembu
Rua Almirante Pereira Guimarães, Pacaembu
Rua Diógenes de Lima, Santa Terezinha
Rua Raul Jordão, Santa Terezinha
Rua Conselheiro Ramalho, Bela Vista

Já observou alguma casa que parece estar olhando pra você ? Manda o endereço nos comentários que iremos lá fotografar!

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Sobrado – Rua Oriente, 757

Encontramos em plena rua Oriente, no Brás, um antigo sobrado cuja arquitetura em traços orientais faz bastante jus ao nome da via. Veja mais fotos e saiba mais sobre este imóvel.

Leia mais »

14 respostas

  1. Antropomorfismo em construções. Que postagem interessante. Existe um site que reune imagens de objetos e construções com forma de rosto humano, intencionais ou não. Vale a pena ver. O endereço é wtface. com

  2. Douglas, aprecio demais os seus posts.No de hoje, a meu ver a casa mais sorridente e que tbem pisca, é a da Sta Terezinha….risos Um abraço e parabens pelo trabalho.

  3. A Subprefeitura de Itaquera possui vários rostos felizes, sempre fico alegre quando passo por lá…
    Fica na Rua Augusto Carlos Bauman, 85, um grande prédio amarelo.

  4. Muito bacana sua postagem: vejo rostos e imagens em outras coisas, há anos.Não sabia que tinha esse nome. Há um conjunto de casas, numa ruazinha na Vila Beatriz/Vila Madalena que também apresenta essa característica.(Acho que vc até já fotografou)

    Muitas das casas de sua postagem, todavia,foram reformadas,modernizadas; será que antes também eram assim?

  5. Muito interessante essas observações colhidas desses tipos de fachada de imóveis olhando realmente com “outros” olhos sentimos essa sensação.

  6. O castelinho da Rua Apa (já citado aqui) é também lembrado como casas que “olham” para o pedestre. Já li um texto que o comparava com a casa de Amtyville do filme (que foi baseado em história verídica).

  7. Douglas, qual o endereço daquela casa simpática no Bexiga? Acho muito interessantes as casas remanescentes daquele bairro.

  8. Muito importante reverenciarmos nosso passado arquitetônico, mas o mais importante será que os que nos representam cumpram o seu papel, no caso cuidar da nossa história preservando esses espaços colocando limites à especulação imobiliária, parabéns ao site pela delicadeza em tratar nosso passado.

  9. Bom dia Douglas, tem uma que da pra ver do estacionamento do Pão de Açúcar da Ana Rosa, Rua Rodrigues Alves.
    Belo trabalho…parabens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *