Casarão do Pão Com Manteiga

Na correria frenética de nosso dia a dia, muitas vezes deixamos de notar as transformações urbanas que ocorrem ao nosso redor. Contudo, por mais que estas mudanças não sejam diretamente notadas, elas nos afetam profundamente.

Uma destas transformações é a que ocorre na Rua Haddock Lobo, entre as ruas Matias Aires e Antônio Carlos, na região da Consolação.

Há pouco mais de um mês foi demolido um casarão que não somente era uma belo e preservado imóvel da década de 20, como também um dos mais agradáveis e saborosos espaços gastronômicos da região, o Pão Com Manteiga.

Observar o imóvel ser demolido por completo foi uma dupla tristeza. Perdeu-se um casarão centenário, que absurdamente não era tombado pelo Departamento de Patrimônio Histórico (DPH), e também perdeu-se um raro ponto agradável da região.

O Pão Com Manteiga, diferente do que o nome diz não servia apenas a tal iguaria que dá nome ao estabelecimento. Era um restaurante com um bom cardápio, variado e muito bem preparado e que por muito tempo teve à frente da cozinha o renomado Chef Edivaldo Tenório Ferro.

Frequentar o espaço era certeza não só de uma refeição deliciosa, mas também a garantia de que estaria em um local agradável, sustentável e que sabia mesclar muito bem a beleza do passado com o arrojo de um restaurante moderno.

Uma tristeza sem tamanho tomou conta dos frequentadores, admiradores e moradores da região. Sem qualquer alarde uma construtora que comprou cerca de 5 imóveis vizinhos na Rua Haddock Lobo pois abaixo um pouco mais da nossa já rareada arquitetura antiga.

Em setembro de 2012 o casarão onde ficava o Pão Com Manteiga desapareceu tão rápido quanto manteiga derretendo no fogo quente.

Em um dia o quase centenário casarão desapareceu .(Foto: Claudia Fajkars / São Paulo Antiga)

São Paulo é uma cidade que está sempre se reinventando. Ela precisa reinventar seus dirigentes e os órgãos de preservação de patrimônio histórico.

Organizam “Semanas de Patrimônio”, “Simpósios na Câmara Municipal”, mas de concreto pouco fazem. Seria preciso uma completa revisão de todos que fazem parte do DPH, pois não é possível que a cidade continue sendo desfigurada e desprovida de sua memória.

Você que lê este artigo e se revolta, não fique revoltado apenas virtualmente! Repasse este texto aos colegas, amigos e familiares. Cobre o vereador que você votou e peça providências! Se ele não o atender, não vote nele nunca mais. Exerça a sua cidadania, pois ninguém pode exercê-la por você.

Veja mais fotos do Casarão do Pão Com Manteiga (clique na foto para ampliar):
Créditos: Pão Com Manteiga / Divulgação

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
ouça a nossa playlist:

14 respostas

  1. Imprecionante o poder de destruição dessa gente lamentável. Na europa eles preservam o patrimônio histórico no Brasil eles destroem,

  2. Fica só uma tristeza,uma sensação de vazio na alma…

    Não há mais nada a se comentar, Douglas no seu texto vc já nos passou tudo…

  3. Muito triste mesmo…
    Como podem os paulistanos terem um total desapego `a sua historia ?
    sem palavras…. : (

  4. como que pode isso? Absurdo mesmo onde se viu, o casarão estava intacto, nossa até doeu o coração ao ver a foto de a casa sendo demolida. Triste demais.

  5. O que mais revolta e ver que o local estava totalmente preservado e bem cuidado. Devia ser uma experiencia unica comer naquel local rodeado de verde e natureza.

    O que vai ter no lugar agora? Mais um espigão de concreto, feio e sem brilho.

  6. O novo Pão com Manteiga é agora meu vizinho, aqui na Alameda Campinas. O dono pegou um terreno da base, fez uma casa nova, ficou muito bonito, mas aquele charme do casarão antigo foi-se. Imagino a tristeza dele vendo essa demolição de um lugar que ele, por muitos anos, preservou tão bem. Minha solidariedade, Arnaldo

  7. Aonde moro há muitas casas grandes e antigas,uma concessionária quer comprar tudo e derrubar, todos os moradores, inclusive eu,dissemos não! Eles não tiveram outra saída a não ser ficar quietinhos…Isso é o que esse povo devia fazer, dizer um Não Vendo e pronto.

  8. Sabe o que eu acho curioso, dos prédios da cracolândia e região continuarem lá, abandonados, servindo de abrigo pra marginais e viciados e eles não derrubam pra construir prédios novos e revitalizar a região que continua decadente, lamentável….

  9. é horrível, é como arrancar o coração de Sp a cada destruição. Esta costrução linda perfeita e se via amor em tudo. Pergunto pq e como foi q aconteceu? Dono permitiu?

Deixe um comentário!

%d blogueiros gostam disto: