Creio que todo bairro paulistano tem um imóvel peculiar ou curioso que chame a atenção. Nas andanças por São Paulo sempre encontrei construções que entraram para uma lista de favoritos. Na região da Água Branca e Vila Romana, a mais bela para mim é, sem dúvida, esta:
Um dos imóveis mais antigos da rua Crasso, este belo palacete antigo foi construído nas primeiras décadas do século 20, possivelmente nos anos 20. É uma residência que não importa seu estado de conservação, transmite uma elegância e beleza bastante rara nas construções atuais.
Palacete típico dos bairros residenciais paulistanos do século passado, o imóvel tem muitos detalhes em sua fachada, como os adornos sob a sacada, as colunas na entrada da sala principal e os belos portões baixos de ferro. Ao fundo da construção, após um portão mais novo, em alumínio, nota-se a pequena garagem construída em estilo similar ao restante do imóvel.
Este estilo arquitetônico é bastante comum na nossa São Paulo antiga. É possível encontrar em outras regiões de São Paulo, como Pinheiros, Jardim América e Ipiranga, construções como esta ou bem próximas a isso, como na rua Cardeal Arcoverde.
Nos anos 60, neste imóvel, residiu um senhor chamado Diogo Austuriano. Existiu um proprietário de cinemas, com ampla atuação no Paraná, com este nome. Não foi possível concluir se trata-se da mesma pessoa ou não.
Se algúem tiver informações sobre este imóvel e sua história, entre em contato conosco ou deixe um comentário abaixo.
A seguir, mais duas imagens deste palacete (clique na foto para ampliar):
Comentarios