A Mooca é um dos bairros onde seus moradores são os mais apaixonados pelo local onde vivem. Sempre que caminho pelo bairro, em busca de imóveis e histórias interessantes para publicar aqui, me encontro com moradores que dão dicas interessantes sobre o bairro e desta vez não foi diferente.
Localizado no número 1193 da rua Padre Raposo, bem na esquina com a rua Tamarataca, este imóvel é um excelente exemplar da Mooca do início do século 20. Datado de 1923, 1926 ou 1928 (o último número da data no frontão não está muito legível) trata-se de um velho armazém da região, daqueles bem propícios para funcionar quitandas, mercearias ou mesmo um botequim de bairro.
Apesar de estar fechado há alguns anos, o armazém está até que bem preservado e conserva suas características originais. Até as portas comerciais são das antigas, um tanto mais estreita. Penso que se fosse meu, talvez restauraria e montaria um bar em estilo retrô, com balcões antigos.
Imóveis como este são relíquias paulistanas e são cada vez mais raros de encontrar, exceto em locais mais afastados e em bairros fora do eixo da especulação imobiliária. Devem ser preservados pois fazem uma leitura de uma época paulistana cada vez mais distante. Que este armazém permaneça onde está por muito tempo ainda.
Veja outra foto:
Voltei no tempo ao fotografar este velho armazém! Lembro-me de quando era pequeno e ia visitar uma das minhas avós, no Brás, e havia uma mercearia muito parecida com esta bem na rua Cachoeira e eu costumava acompanhá-la pois sempre ganhava um doce. Dona Elvira comprava café moído na hora, e a máquina enchia a embalagem até dar 250 gramas ou meio quilo. Vez por outra ela também comprava óleo de cozinha a granel.
Eram tempos mais simples, mas muito divertidos. Você lembra de coisas assim de sua infância? O que te dá saudades ? Deixe um comentário!
Atualização: Este imóvel foi demolido em janeiro de 2016
Comentarios