Os sobrados antigos da rua Cândido Vale

Explorando as ruas da região próxima ao Hospital Cármino Caricchio, mais conhecido como Hospital do Tatuapé, encontrei um conjunto de sobrados que chamou bastante a atenção.

Apesar de se apresentarem, há anos, em péssimo estado de conservação esses dois sobrados antigos e geminados, localizados respectivamente nos número 108 e 128 da rua Cândido Vale, uma travessa da avenida Celso Garcia, são muito interessantes.

Construídos nas primeiras décadas do século passado, esses sobrados parecem ter pertencido a pessoas de classe média daquela época. Hoje, aparentemente, são cortiços. Ao longo dos anos receberam diversas intervenções improvisadas que descaracterizaram parcialmente a fachada, tal qual a remoção das janelas originais, no térreo, por diminutas janelas de alumínio e, a remoção de um dos portões originais.

No entanto o portão original da casa da direita, até o momento de nossa visita ainda estava lá e revelava as iniciais “JC” provavelmente do primeiro dono desta propriedade, veja:

Fiz uma ampla pesquisa triangulando dados de IPTU antigo, listas telefônicas e pesquisas em jornais do início do século 20 tentando localizar algo que identificasse as iniciais JC, no entanto não obtive êxito. Curiosamente descobri que o imóvel de número 108, que mantém o portão original, na década de 1960 estava em uso pela empresa chamada Fábrica de Pentes Caracu, conforme a lista telefônica de 1961, cujo recorte apresento a seguir.

No entanto segui fazendo pesquisas, agora tendo como alvo a tal fábrica de pentes e novamente não obtive vínculo com os primeiros proprietários da casa. Os nomes e sobrenomes dos sócios não batem com as iniciais presentes no portão, estaca zero.

O mais provável é que na época a Fábrica de Pentes Caracu alugasse a casa para fins de escritório, uma vez que a fábrica em si ficava na via da frente, a rua Santa Virgínia, bem esquina com a avenida Celso Garcia.


MERECE RESTAURO:

Voltando a falar dos sobrado, é realmente uma pena que duas contrações residenciais tão antigas e tão bonitas estejam neste estado lamentável de conservação. São preciosidades dessa região do Tatuapé que devem estar constantemente sobre assédio de incorporadoras para darem lugar a prédios.

Arrisco dizer que isso só não ocorreu ainda pois é bem possível que estes imóveis tenha problemas de documentos ou estão envolvidos em questões inventariais. Aliás a maioria dos cortiços da cidade surgem por questões como essa ou devido a morte de proprietários que não deixaram herdeiros.

Nas imagens abaixo fiz um eventual comparativo “antes e depois” mostrando como os sobrados são atualmente e como eles poderiam estar, se recuperados. Sobrou até para o Fusca estacionado:

Enfim fico na torcida de que estes sobrados tão interessantes sigam de pé e, quem sabe, um dia possam ser recuperados para que as pessoas que neles residam tenham mais dignidade em suas moradias.

Caso você tenha mais informações a respeito destes sobrados, entre em contato comigo ou deixe um comentário.

Veja mais fotos na galeria:

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
WhatsApp
X
Telegram
Threads
Email

Uma resposta

  1. Ficou linda sua restauração, até o Fusca ficou lindo!
    Bom seria que alguém tivesse iniciativa de revitalizar esses sobrados lindos!
    Vamos ficar torcendo para que não sejam demolidos.
    Obrigada Douglas, pelas fotos maravilhosas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Newsletter - São PAULO ANTIGA
Leia no seu e-mail

Digite seu de e-mail para assinar este site e receber notificações de novas publicações na sua caixa postal.

Junte-se a 2.454 outros assinantes
ouça a nossa playlist:
Substack - O Amigo da Cidade