Inaugurada em 1960 para servir como a terceira capital do Brasil, Brasília também serviu de inspiração para inúmeros projetos arquitetônicos espalhados por todo o mundo, que seguiam os traços que Oscar Niemeyer colocou em edificações como o Palácio do Planalto.
Um dos modelos que foram copiados a exaustão nos anos seguintes foi aquele que Niemeyer aplicou na fachada da residência oficial do Presidente da República, o Palácio da Alvorada. Aqueles traços que são reconhecidos por boa parte dos brasileiros podem ser encontrados, de forma mais modesta, em vários lugares do país entre eles na zona norte da capital paulista:
Localizada na Rua Assano, no Jardim Japão, o sobrado é um exemplo de como Brasília foi de fato inspiradora. Salvo as devidas proporções, é realmente interessante ver a fachada do Alvorada replicada em uma residência paulistana.
Conversando com alguns moradores da região que passavam em frente, a maioria soube dizer que a casa lembrava a residência oficial lá de Brasília. O andar superior onde se encontra a sugestiva fachada tem seu entorno ornamento com pastilhas amarelas.
Um interessante achado em uma tarde de primavera. Veja abaixo mais duas imagens da residência:
Comentarios