O Mercury da rua Backer

Certa vez navegando no feed do Facebook do excelente MIAU – Museu da Imprensa Automotiva me deparei com essa incrível fotografia abaixo de algumas crianças encostadas em um belo Mercury, carrão que na época da fotografia – ano de 1951 – não era para qualquer um.

Lembro-me que embora seja apaixonado por carros antigos, o que me despertou o interesse na fotografia não foi o automóvel, mas a curiosa fachada das casas geminadas ao fundo. Pelo ângulo percebe-se que são ao menos quatro delas, idênticas, com uma arquitetura um tanto peculiar na fachada.

Fiquei curioso em saber onde era essa a rua e se essas casas ainda existiriam mais de 70 anos depois da fotografia ter sido tirada. Perguntei ao colega do MIAU qual era a rua, que me informou tratar-se da rua Backer, no Cambuci.

Essa via eu já conhecia pois fotografei muitas casas desse bairro e inclusive nessa mesma rua, que começa na avenida Lins de Vasconcelos, bem em frente ao hospital Cruz Azul. Era só ir atrás investigar se as quatro residências da foto sobreviveram até 2023. E eis abaixo o que encontrei:

Das quatro residências geminadas restaram razoavelmente preservadas apenas as duas da imagem acima, capturada do Google Street View. As outras duas (eram realmente quatro) foram bastante descaracterizadas há muitos anos e não possuem sequer uma vaga lembrança da fachada original.

Mesmo as que sobraram foram desfiguradas, especialmente a casa da esquerda que manteve basicamente apenas os adornos sobre a porta de entrada . A outra manteve boa parte da originalidade, mas o portão de aço e o gradil da janela distraem bastante o olhar desavisado, que pode não notar que a janela original ainda está no lugar.

Das quatro casas apenas duas ainda lembram o padrão original

Sobre o carro e as pessoas a informação que tenho são as seguintes: Trata-se de um conhecido médico daquela região na época chamado Dr. Benjamin. As crianças duas eram filhos deste médico, sendo a garota chamada Neide e que hoje está com 80 anos de idade, enquanto o garoto da outra ponta é seu irmão. Já o garoto do meio é um amigo que mora nesta mesma rua.

O Doutor Benjamin e sua família residia em uma casa em frente a estas onde foi tirada a fotografia com o Mercury, a casa inclusive existe até os dias de hoje. Será que este Mercury 1951 ainda existe? Ficaremos com esta dúvida.

Agradeço ao MIAU pela imagem e você pode conhecer o Instagram deles, clicando aqui.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Sobrado – Rua José Debiaux, 117

Antigo e amplo sobrado localizado no número 117 da rua José Debiaux, em Santana. Pichado, sujo e com muitos vidros quebrados em suas janelas o imóvel está em situação de abandono.

Leia mais »

6 respostas

  1. Morei lá muitos anos. Conheci o dr Benjamin ele morava em frente dessas casas num casarão de esqui’a. Saudade desse lugar tenho amigos até hoje da época

    1. Sr malago, bom dia.
      Quando era bem pequeno, me lembro que minha saudosa mãe me passava em consulta com um Dr chamado Benjamin no cruz azul. Será que seria o mesmo?
      O Sr sabe mais detalhes sobre esse médico e também das crianças da foto.
      Morávamos na coronel Diogo bem em frente ao cemitério, na subida.
      Muito obrigado, tenha um excelente dia.

  2. Muito obrigado por postar esse trabalho que nos faz recordar de tempos em que era maior o apreço pelas pessoas e pela suas histórias. Em torno dessas construções sempre estavam detalhes que faziam lembrar de outras épocas ainda mais saudosas. O tempo passou, os valores mudaram; a visão do progresso que havia antigamente, descobrimos que foi decepcionante para muitos. Houve muitas descobertas, muitas coisas modernas foram criadas; mas isso não deixou o mundo mais feliz. Aquelas que não são ansiosas, tornaram-se pessoas depressivas; outras, sem espectativas; e outros ainda, solitárias e desesperançadas. O “progresso” tem dessas coisas, inclusive a destruição do verde para dar lugar ao cinza!!

  3. Todas as crianças (e adultos) conheciam o Dr Benjamin, morava na casa em frente às casinhas e atendia os pacientes na sala ao lado da garagem. As casinhas continuam la, sao 4 sobradinhos inversos – sala e cozinha em cima, e dormitorios em baixo. Morei por anos, na casa ao lado, era uma construçao da decada de 30, meu avó a comprou no final da decada de 40 e a reforma ocorreu na decada de 70. Eram e continuam sendo 2 sobrados geminados.

    1. Muito bom relato, Sra Márcia, como disse em postagem anterior, por volta de 1967 minha saudosa mãe me passava num médico chamado Dr Benjamin, fico em dúvidas se era no hospital Cruz azul ou em seu consultório da rua Backer, não sei dizer se trata da mesma pessoa, pois tinha apenas 7 anos de idade, mas não sei por qual razão, essa foto despertou parte de minha infância e ao ve- lá, procuro saber o que ocorreu com o Dr Benjamin, ou quem são essas crianças da foto ou até mesmo o paradeiro do carro.
      Coisas de descobridor de estórias.

  4. Sou um apaixonado por carros antigos, aí pergunto:
    Qual o fim que levou esse Ford Mercury ?
    Será que ainda existe, nas mãos de algum colecionador ?
    Quem souber, favor responder. Obg

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *