Não sei vocês, mas uma das fases mais importantes e marcantes da minha vida – e eu já estou com 50 anos de idade redondinhos – foi o período escolar. Lembro-me até hoje e com muitos detalhes os momentos bacanas que tive no Colégio São José de Vila Matilde, onde estudei do jardim da infância até a oitava série em 10 anos da minha vida (sim, eu repeti dois anos no primário).
Na escola fazemos amizades (algumas para a vida toda), conquistamos algumas inimizades, brincamos, praticamos atividades esportivas, namoramos e até, vejam só, estudamos… rs
Na minha época (1979-1990) ainda não tínhamos a riqueza de tecnologia que temos hoje, como câmeras, celulares e dependíamos de um ou outro aluno que aparecia com uma câmera analógica ou dos álbuns escolares, feitos pela própria instituição de ensino ao contratar um profissional do bairro.
Muitos de nós mantemos o álbum conosco durante nossa vida inteira. Mas será que nossos filhos, netos vão guardar? Ao menos no caso do álbum abaixo, foi colocado à venda em um antiquário:
O anúncio dizia “Álbum de colégio de São Paulo de 1944”, sem muitos detalhes. Isso despertou minha curiosidade e pedi para ver mais fotos internas do álbum, quando me deparei com fotos incríveis do Colégio Des Oiseaux e de suas alunas formandas daquele ano. Não pensei duas vezes e adquiri.
Inaugurado em 1907 e conduzido pelas cônegas de Santo Agostinho, o Colégio Des Oiseaux foi uma das principais escolas da elite paulistana entre o início do século 20 e 1969, ano que encerrou suas atividades. A instituição ocupada um terreno de 24.000m² onde foi construído um palacete, em 1901, que serviria de residência para a família de Fábio Uchoa. O projeto da construção é do arquiteto Emílio Fagnani.
Posteriormente foi construído um segundo edifício para ampliação das atividades. Ambos foram demolidos, sob muitas críticas, em 1974. No local sobrou a área verde que se ampliou com os anos, transformando-se em um grande bosque. Localizado na esquina das ruas Augusta e Caio Prado, atualmente é o Parque Augusta.
O álbum infelizmente não tem nenhum nome identificado quem viria a ser a aluna proprietária dele e está em excelente estado de conservação, tendo apenas uma fotografia sendo removida antes de ser colocado à venda. No entanto, todas as demais páginas estão identificadas com os nomes das alunas, locais das fotografias e passeios realizados.
O São Paulo Antiga irá higienizar e digitalizar esse acervo, e posteriormente irá disponibilizar as imagens todas aqui no site. Enquanto isso não acontece, assista o vídeo abaixo onde mostro, com detalhes, o álbum de 1944. Não se esqueça de curtir o vídeo e seguir o canal.
Lembrando que essa aquisição só foi possível graças aos apoiadores do Instituto São Paulo Antiga. Se você ainda não está nos apoiando, considere fazê-lo clicando aqui.