Novidades no São Paulo Antiga

Em sua caminhada para completar 6 anos no ar em janeiro de 2015, o São Paulo Antiga apresentará uma série de novidades nos próximos meses para ampliar e enriquecer cada vez mais os estudos e pesquisas sobre a história de São Paulo e do Brasil. Vamos aqui compartilhar com vocês algumas dessas novidades.

Parceria São Paulo Antiga – FMU

FMU

No início de setembro firmamos uma parceria com a FMU. Os alunos de arquitetura desta instituição irão colaborar com o São Paulo Antiga na pesquisa de imóveis antigos da cidade, na higienização, catalogação e digitalização de nossos acervos fotográficos e também de documentos e  de nossos arquivos do Tramway da Cantareira. O trabalho dos alunos é correspondente as atividades do Escritório Modelo.

Novos acervos fotográficos a disposição dos leitores:

Divulgação

Todos os acervos fotográficos doados ao São Paulo Antiga e também aqueles que foram adquiridos pela nossa entidade serão disponibilizados para pesquisa. São algumas milhares de fotos antigas inéditas e exclusivas. O material está em processo de catalogação e digitalização e será oferecido no site aos poucos, por acervo. Alguns dos nossos acervos mais importantes são:

  • Acervo Engenheiro Domingos Barja (doação de Sérgio Barja) – aproximadamente 160 imagens de casas paulistanas fotografadas entre os anos 1940 e 1960
  • Acervo Construtor Paulo de Lauro (doação de Paulo de Lauro Júnior) – aproximadamente 80 imagens de casas e estabelecimentos comerciais paulistanos construídos por Paulo de Lauro entre os anos 1930 e 1940.
  • Acervo das Chácaras Conceição e Madre Cabrini (doação familiar) – aproximadamente 100 imagens que apresentam os princípios do bairro de Vila Mariana.
  • Acervo Comercial-Industrial Monte Domecq & Cia – cerca de 2000 fotografias das mais variadas fábricas, bancos, lojas e diversos estabelecimentos comerciais da cidade de São Paulo tiradas entre 1915 e 1917.

Hemeroteca São Paulo Antiga:

Echos do Brasil

Atualmente em fase de digitalização em 2015 estarão disponíveis inúmeras publicações para consulta diretamente em nosso site:

  • Revista Echos do Brasil (edições de 1915 e 1916) 
  • Revista da Polícia (edições de 1945 a 1955)
  • Revista Repórter Policial (edições de 1949 a 1955)

Patrocinador:

Nossa maior dificuldade para tornar todas estas novidades possíveis era encontrar um patrocinador que realmente acreditasse em nosso trabalho e em nossa proposta para a preservação de nossa história. Manter um site da envergadura do São Paulo Antiga no ar não é barato e exige custos que vão desde servidores de hospedagem a equipamentos de fotografia e vídeo digital.

Em duas oportunidades no passado, com dificuldades financeiras para manter este trabalho no ar, cogitamos fechar o São Paulo Antiga. Felizmente, teremos a satisfação de anunciar já nos próximos dias o nosso patrocinador institucional.

Dedicados a São Paulo, dedicados a você!

Com essas novidades o São Paulo Antiga quer levar cada vez mais aos nossos leitores muito mais conhecimento e aprendizado sobre a história de São Paulo e do Brasil. Todo este rico e inédito acervo estará disponível no site a partir dos próximos meses e de forma totalmente gratuita.

Fundado em 2009, o São Paulo Antiga é hoje uma das maiores e mais importantes referências da história de São Paulo pela internet. Veja um pouco da repercussão de nosso trabalho no Brasil e no exterior clicando aqui.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
ouça a nossa playlist:

18 respostas

  1. Parabéns! Trabalho maravilhoso da preservação da memória da cidade! Sucesso merecido!

  2. Nossa !Quantas noticias maravilhosa para os fãs, entre os quais eu me incluo. Principalmente a noticia sobre o patrocinador que garantirá a continuidade do trabalho.Parabéns e obrigado por tudo.

  3. Douglas,

    Merecido Reconhecimento de um Trabalho Sério , Informativo que resgata a história e a cultura de São Paulo e seus habitantes.

  4. Douglas, parabéns pelas conquistas. O blog realmente é muito bom, agradeço por compartilhar tantas histórias enriquecedoras.

    Abraços.

  5. Douglas parabéns!!Fiquei muito feliz com a notícia!!Seu trabalho é maravilhoso!Sou muito fã do site!Parabéns!

  6. Oi Douglas você está de parabéns por essa salutar e gostosa divulgação da São Paulo antiga, adoro as fotos históricas de antigos casarões, fico sensibilizado por algumas antigas edificações que são demolidas sem nenhum critério de preservação, etc! Continue sempre assim.
    Abraço

  7. Parabéns ao site e a FMU, mais do que dar informação aos seus alunos eles estão tendo uma aula de cidadania.

  8. Querido Douglas,
    Saudações!

    Não temos como como agradecer o tanto que seu trabalho tem promovido para a conservação da memória da nossa Paulicéia Desvairada.
    De fato, a história da Cidade não pode se perder, sobretudo nos registros visuais que enchem de reminiscências mesmo aqueles que viveram em tempos mais recentes.
    Seria interessante buscar patrocínio dos órgãos públicos ? Ou talvez dos maiores e melhores jornais do país, como o grandioso O Estado de S. Paulo.
    Seja como for, torcemos por você e pelo seu maravilhoso trabalho. Assim que possível gostaríamos de fazer alguma contribuição, se você nos disponibilizar o nome de um Banco, e os números de uma agência bancária e de uma conta, para tal fim. Parabéns, prossiga sempre. Abração. Shalom Aleihem! Paz Profunda!

    L. Lafam.

  9. Alguma coisa boa que está fábrica de diplomas presta finalmente aos distritos da Liberdade e da Bela Vista. Espero que os alunos do curso tenho capacidade para desenvolver o trabalho. Depois de terem provocado o que provocaram no bairro com a capitalização de seu parque imobiliário desfigurando completamente o uso e criando problemas enormes com a mobilidade quem sabe através dessa parceria tomem daqui uns anos consciência da catástrofe que fizeram e salvem um pouco do que restou de rastros de todo o processo de urbanização do bairros a partir de 1910. E por fim quem sabe, ainda que o pior sejam os compradores de diploma de educação física, os alunos investindo desocupem os espaços públicos que também a FMU privatizou, o que nos resolverá uma série de problemas com resíduos sólidos, segurança, e poluição sonora. Aproveite bem a parceria, pois só ajudará a cidade cujos dois distritos eles praticamente riscaram do mapa.

  10. Douglas e equipe,
    Parabéns,
    Estou alegre em ver o crescimento do trabalho de vocês, lembro-me de um dos primeiros passeios que vcs realizaram pelo centro de São Paulo, quanta historia pude aprender naquele dia, dessa cidade que tanto amo,
    de imediato me identifiquei e fiquei feliz de saber que temos pessoas serias fazendo um belo trabalho de pesquisa e lutando pela preservação da Cidade de São Paulo.

    Deus abençoe vocês nesta longa caminhada!

    abraços

  11. Parabéns, seu trabalho na preservação da memória de nossa cidade é maravilhoso e tem de ser apoiado por todos. Fico muito feliz com estas notícias.

  12. Tenho boa biblioteca sobre a história de São Paulo, além da boa memória pessoal que possuo das coisas de nossa cidade. Mas, sem favor nenhum, o seu acervo complementa em muito essa história que nos apaixona. Parabéns por seu brilhante trabalho

Deixe um comentário!

%d blogueiros gostam disto: