Em sua caminhada para completar 6 anos no ar em janeiro de 2015, o São Paulo Antiga apresentará uma série de novidades nos próximos meses para ampliar e enriquecer cada vez mais os estudos e pesquisas sobre a história de São Paulo e do Brasil. Vamos aqui compartilhar com vocês algumas dessas novidades.
Parceria São Paulo Antiga – FMU
No início de setembro firmamos uma parceria com a FMU. Os alunos de arquitetura desta instituição irão colaborar com o São Paulo Antiga na pesquisa de imóveis antigos da cidade, na higienização, catalogação e digitalização de nossos acervos fotográficos e também de documentos e de nossos arquivos do Tramway da Cantareira. O trabalho dos alunos é correspondente as atividades do Escritório Modelo.
Novos acervos fotográficos a disposição dos leitores:
Todos os acervos fotográficos doados ao São Paulo Antiga e também aqueles que foram adquiridos pela nossa entidade serão disponibilizados para pesquisa. São algumas milhares de fotos antigas inéditas e exclusivas. O material está em processo de catalogação e digitalização e será oferecido no site aos poucos, por acervo. Alguns dos nossos acervos mais importantes são:
- Acervo Engenheiro Domingos Barja (doação de Sérgio Barja) – aproximadamente 160 imagens de casas paulistanas fotografadas entre os anos 1940 e 1960
- Acervo Construtor Paulo de Lauro (doação de Paulo de Lauro Júnior) – aproximadamente 80 imagens de casas e estabelecimentos comerciais paulistanos construídos por Paulo de Lauro entre os anos 1930 e 1940.
- Acervo das Chácaras Conceição e Madre Cabrini (doação familiar) – aproximadamente 100 imagens que apresentam os princípios do bairro de Vila Mariana.
- Acervo Comercial-Industrial Monte Domecq & Cia – cerca de 2000 fotografias das mais variadas fábricas, bancos, lojas e diversos estabelecimentos comerciais da cidade de São Paulo tiradas entre 1915 e 1917.
Hemeroteca São Paulo Antiga:
Atualmente em fase de digitalização em 2015 estarão disponíveis inúmeras publicações para consulta diretamente em nosso site:
- Revista Echos do Brasil (edições de 1915 e 1916)
- Revista da Polícia (edições de 1945 a 1955)
- Revista Repórter Policial (edições de 1949 a 1955)
Patrocinador:
Nossa maior dificuldade para tornar todas estas novidades possíveis era encontrar um patrocinador que realmente acreditasse em nosso trabalho e em nossa proposta para a preservação de nossa história. Manter um site da envergadura do São Paulo Antiga no ar não é barato e exige custos que vão desde servidores de hospedagem a equipamentos de fotografia e vídeo digital.
Em duas oportunidades no passado, com dificuldades financeiras para manter este trabalho no ar, cogitamos fechar o São Paulo Antiga. Felizmente, teremos a satisfação de anunciar já nos próximos dias o nosso patrocinador institucional.
Dedicados a São Paulo, dedicados a você!
Com essas novidades o São Paulo Antiga quer levar cada vez mais aos nossos leitores muito mais conhecimento e aprendizado sobre a história de São Paulo e do Brasil. Todo este rico e inédito acervo estará disponível no site a partir dos próximos meses e de forma totalmente gratuita.
Fundado em 2009, o São Paulo Antiga é hoje uma das maiores e mais importantes referências da história de São Paulo pela internet. Veja um pouco da repercussão de nosso trabalho no Brasil e no exterior clicando aqui.
Comentarios