Hotel Rosário (desativado)

Por várias décadas este edifício abaixo foi um hotel, dos vários que existiram ao redor da Estação da Luz. Chamado de Hotel Rosário e de propriedade então do senhor Mario Gambini, esse hotel já não funciona mais.

A Nova Luz foi um polêmico projeto de reformulação urbana da Prefeitura do Município de São Paulo para a região central da cidade, que hoje é mais conhecida pelo seu apelido de Cracolândia do que no seu nome original, Luz.

Para tal, criaram o já conhecido Consórcio Nova Luz, e  para apresentar a remodelação do bairro abriram um espaço onde está em exposição o projeto. Entretanto, fica difícil acreditar em qualquer tipo de recuperação da região, quando o prédio onde fica o Projeto Nova Luz é apresentado à população neste estado deplorável.

A região da Rua General Couto de Magalhães onde está o edifício lembra mais uma zona de guerra. Dos dois lados do prédio há terrenos vazios de imóveis que foram demolidos. Na área existe o projeto de erguer a sede do Instituto Lula.

anúncio do antigo Hotel Rosário

Podemos até crer (e esperamos) que este prédio venha a ser restaurado, mas poderiam ter pelo menos feito uma rápida recuperação na fachada para ao menos deixar o local onde está o Projeto Nova Luz melhor apresentado. Há venezianas podres, janelas emparedadas e até mesmo um cômodo que parece ter sofrido um incêndio.

É inaceitável que um prédio público, provisório ou não, apresente-se aberto à população neste estado lastimável. A recuperação do velho bairro da Luz parece algo inatingível.

Veja mais fotos (clique na miniatura para ampliar):

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Café Floresta

Localizado no térreo do Edifício Copan, o Café Floresta é um ícone entre as cafeterias paulistanas, porém peca em coisas simples. Leia a nossa avaliação.

Leia mais »

Real Elevadores

Fundada na década de 1940 por Quirino Fiorante, a Real Elevadores marcou uma época na Vila Maria, tendo sua fábrica na rua lateral à rodovia Presidente Dutra, bem próxima a marginal do rio Tietê.

Leia mais »

8 respostas

  1. Hoje este prédio esta em péssimo estado! Ele foi invadido,não sei ao certo se foi por moradores de rua ou pelo MST.
    Passo todos os dias em frente a esse prédio e ver o estado em que se encontra é muito triste.

  2. ola,por gentileza tem alguma informaçao sobre um certo hotel luz ou hotel da luz ao lado da rodoviaria da luz ano 1977:

  3. Eu nasci em Sao Paulo, no Bom retiro em 1965. Hoje moro no Estado de Goias,Sinto saudades , mais sei que hoje nao e mais a mesma coisa !.

  4. Este prédio, pelo que entendi é o do antigo Hotel Rosario dos anos 1950. Todo ano de passagem por SP vindo de Ribeirão Preto passávamos 1 a 2 noites lá a caminho do RIo. Ao nver a foto do anuncio me lembrei que foi ali quer pela 1a. vez andei de elevador aos cerca de 4 anos de idade.., como passa o tempo!…

  5. Olá Douglas! Você sabe se este prédio foi tombado?
    Mario Gambini imigrante italiano de Lucca (S.Lorenzo a Vaccoli) casou-se com Giuseppina Mei, filha de Domênico Mei proprietário do Hotel Rebecchino do Largo S.Bento(demolido) e transferido para Rua Mauá em frente da Estação da Luz….
    Abraços

  6. Alguém saberia dizer o ano de construção dessa edificação? Muito dificil de achar qualquer coisa no Arquivo histórico municipal

    1. Pelos traços arquitetônicos e tamanho do pé-direito parece ser algo até 1930 no máximo (Ele já se destacava bastante dos vizinhos demolidos pelo Kassab), mas é realmente preocupante que o DPH n tenha mais informações de uma edificação tão expressiva como essa…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *