Você sabia que existe em São Paulo um museu exclusivamente dedicado ao carro mais amado e popular do mundo? Sim estamos falando do Volkswagen Fusca!
Localizado no bairro do Ipiranga, berço da Independência do Brasil, o Museu do Fusca é uma iniciativa particular e pertence ao colecionador e vereador paulistano Camilo Cristófaro.
Na coleção estão expostos 30 modelos diferentes frutos de décadas de garimpo e dedicação de Cristófaro. Entre os modelos nacionais destaque para os raros Pé de Boi, com Teto Solar (apelidado à época de Cornowagen), do conversível Sulam e de dois última série, sendo um 1986 (do primeiro fim da produção do Fusca no país) e um Série Ouro 1996 (do fim de produção do modelo Itamar).
Entre os Fuscas importados, destaque para o raríssimo modelo esportivo SSR, para um Fusca inglês (com volante no lado direito) e vários outros modelos alemães. Além disso o museu conta com um exemplar do último modelo produzido no mundo, um Fusca mexicano 2003/2004 ainda zero quilômetro, dois quais apenas 15 unidades vieram para o Brasil.
Por ser particular o Museu do Fusca não é permanentemente aberto e nem possui um calendário regular, entretanto Camilo Cristófaro costuma abrir o museu ao público várias vezes ao ano, sendo que a última de 2021 foi no domingo 21 de novembro. Entretanto é fácil ficar por dentro de quando o museu abrir, basta seguir as redes sociais de Cristófaro, tanto no Instagram quanto no Facebook.
Ficou curioso sobre o Museu do Fusca ? Enquanto não temos uma nova data para visitar, assista ao vídeo a seguir mostrando o espaço e também a entrevista com Camilo Cristófaro, onde ele fala sobre os carros, a coleção e ainda dá dicas para quem vai começar com seu primeiro fusquinha.
Serviço:
Museu do Fusca
Rua Moreira e Costa, 361 – Ipiranga
Programação: Consulte @Instagram e Facebook
Respostas de 4
Parabens pela materia.Eu como um apaixonado por Fusca, já tive um ano 53(vidro traseiro oval repartido), um 1955 (oval inteirico). De 1960 em diante , acho que tive todos.Hoje tenho um Itamar 1995 com 80 mil km originais há 9 anos.Nao sabia que existia esse museu. Vou visitá-lo um dia. Interessante é que o Fusca está muito valorizado hoje em dia.E muito roubado tambem por causa das pecas.
Lindo maravilhoso coisA DE OUTRO MUNDO DESCONHECIDOS DE NOS. Parabens aos organizadores. pena não ter objetos e outras coisas de anos mais inferiores.
Muito bom! O brasileiro tem uma história de amor com o Fusca.
Onde tem exposição de carros antigos, eu me esforço para visitar. O último que visitei e achei muito bom ambiente, foi no GARAGEM 55 na Mooca, SP.
Agradecia que fosse avisado na data em que estiver aberto ao público o Museu do Fusca no Ipiranga. Claro que tive Fusca! Não só um como três.
Sou do Rio de Janeiro, capital, mas quem já foi duas vezes a Águas de Lindóia na exposição anual, mais facilmente vai a Sampa!
Grato, desde já.
Fernando Guedes.