Na Praça da República, de frente para a rua do Arouche, há um monumento pouco conhecido mas que faz homenagem ao fundador de um dos movimentos mais nobres do mundo:
Inaugurado em 29 de março de 1959 o monumento é dedicado ao lorde inglês Robert Stephenson Smith Baden-Powell, fundador do escotismo.
Criado por Baden-Powell em 1907, o escotismo é um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário, sem fins lucrativos. Sua proposta é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei escoteira, e através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornar-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.
Encomendada em 1957, ocasião do centenário de nascimento do homenageado, é obra do escultor por Vicente Larocca. A peça trata-se de um busto de bronze instalado sobre um pedestal feito de granito de Mauá, medindo no total 3,35 metros. Foi inaugurada dois anos depois.
A escultura foi uma doação da UEB (União dos Escoteiros do Brasil) para a Cidade de São Paulo e está instalada no local onde surgiu o movimento escoteiro no Brasil.
Contando atualmente com mais de 30 milhões de associados em todo mundo, o Movimento Escoteiro é forte também no Brasil e tem sua sede na cidade suíça de Genebra.
Comentarios