Como qualquer grande cidade do mundo São Paulo tem lá seus mistérios. Histórias de fantasmas, lugares mal assombrados, crimes famosos não resolvidos e também fatos curiosos que nem todos conhecem mas que mesmo assim chamam bastante a atenção de quem está por perto. É o caso do mistério do Tico (ou seria o Teco ?) da Rua do Manifesto.
Esta famosa rua do Ipiranga é principalmente conhecida por abrigar um dos mais antigos e tradicionais clubes paulistanos, o Ypiranga. Lá também está uma das mais antigas fábricas ainda em funcionamento no bairro, a Coats Corrente (antigamente Linhas Corrente).
Mas se estes dois são bastante conhecidos por sua história e importância, a estátua misteriosa do esquilo¹ da Disney desperta há muito tempo curiosidade e dúvidas: Quem afinal a colocou ali e cuida dela ? Afinal desde 2013, quando ela surgiu, uma já foi destruída e essa já foi quebrada algumas vezes.
Esse mistério em torno da escultura levou a uma série de hipóteses levantadas por transeuntes, moradores do bairro e até frequentadores do Ypiranga, já que o curioso “monumento” está bem em frente a entrada do clube. Recentemente a história até chegou às redes sociais:

Reprodução Facebook
O São Paulo Antiga foi até o local e conversou com alguns moradores e comerciantes próximos para descobrir algo mais sobre a curiosa estátua.
De acordo com o dono de uma lanchonete próxima, inicialmente eram duas estátuas, o que completava a dupla de esquilos mais famosa do mundo. Depois uma delas foi destruída e ficou algum tempo sem a cabeça, até que foi removida. Apesar de conhecer estes detalhes, nosso entrevistado não tem ideia de quem foi a ideia de as colocarem ali.
Sem respostas decidimos escrever ao Clube Ipiranga, na esperança de que eles fossem os autores da travessura. Mas por e-mail o clube negou envolvimento com a estátua, mas nos deu a dica de quem foi o autor e de quem cuida do esquilo gigante:
A banca de jornais e revistas “Família Ypiranga” não está mais por lá e não conseguimos descobrir (ainda) o paradeiro de seu dono e nem seu nome. Foi dele a ideia de colocar alguns vasos no decorrer da calçada bem como as estátuas de Tico e Teco. Ao menos agora pelo menos já sabemos que a estátua não é assombrada e nem se reconstrói sozinha, sendo cuidada por moradores da região.

O esquilo de olho na movimentação da Rua do Manifesto, ao fundo o Clube Atlético Ypiranga
É O TICO ? OU SERIA O TECO ?
Apesar de aparentemente serem idênticos a dupla de esquilos da Disney tem sutis diferenças desde sua criação por Walt Disney em 1943. Através das personalidades é bem fácil de distinguir um do outro: Tico é o mais inteligente, enquanto Teco é o mais bobão.
Já fisicamente alguns costumam dizer que é a diferença na tonalidade da cor marrom dos personagens, mas isso pode variar de acordo com o passar dos anos e dos ilustradores, não servindo como critério. A diferença física original entre ambos é a cor do focinho. Tico tem o focinho preto, enquanto Teco ora o tem na cor marrom ora na cor vermelha. Portanto o esquilo sobrevivente da Rua do Manifesto é o Teco!

Tico e Teco
Com isso um dos mistérios do bairro do Ipiranga foi resolvido. Vida longa ao Teco e se alguém souber o paradeiro da pessoa que o instalou ali entre em contato conosco, gostaríamos de conversar com ele(a).
ATUALIZAÇÃO – 23/03/2020:
Infelizmente recebemos uma informação muito triste, de acordo com um colaborador do site que passa diariamente em frente ao local, a estátua remanescente foi destruída em um ato de vandalismo.
É uma pena. Se alguém tiver indicação onde encontramos outro para comprar nos avise que instalaremos um novo no lugar. A lenda não pode desaparecer assim.
NOTA:
1 – Apesar de chamarmos Tico e Teco apenas de esquilos, na verdade eles são tâmias. Na América do Norte existem 23 espécies diferentes e o nome “Tamias” vem do grego e significa armazenador, afinal uma característica desses bichos é armazenar comida para passar o inverno.
Comentarios