Quem anda pelas ruas do Brás hoje em dia, repleta de lojas de roupas, casas de produtos do norte, e lojas de utensílios para o lar pode não imaginar que no passado o Brás era um bairro operário e predominantemente industrial. Contudo, o tempo foi passando, as indústrias foram deixando o bairro (e em muitos dos casos a cidade) e o bairro fez a transição de um bairro de fábricas para um bairro basicamente de estabelecimentos comerciais.
Empresas como Leite União, Matarazzo, Ferla, Leite Paulista, Fontoura (do biotônic0), são apenas alguns exemplos de grandes fábricas do bairro que mudaram ou deixaram de existir. Algumas que ainda sobrevivem nos tempos atuais vão aos poucos também deixando a região.
A antiga Metalúrgia Mar, na rua Claudino Pinto, foi mais uma destas empresas “clássicas” do Brás a desaparecer. Aliás nem foi só ela que sucumbiu, sendo que partir dela, no sentido esquerdo da foto, todos seus vizinhos desapareceram juntos, demolidos.
E confesso que fiquei espantado com a rapidez da demolição de imóveis tão grandes em tão pouco tempo. Estava indo lá justamente para fotografar a fachada da metalúrgica, que era muito bonita, quando me deparei com tapumes e obras de um novo condomínio a todo vapor.
Não posso negar que fiquei muito entristecido em não chegar a tempo de tirar fotos (fui salvo pelo Google Street View). O trabalho de catalogação de imóveis antigos do São Paulo Antiga não é e jamais será um trabalho exclusivamente técnico ou pericial. É preciso ter emoção e sensibilidade ao contar a história de alguma construção antiga que se foi e, principalmente, passar isso ao leitor para que ele entenda e a importância da preservação para a história de uma região e de uma cidade.
O dia que a última fábrica do Brás deixar de existir, como explicaremos para as futuras gerações que ali foi um dos mais importantes bairros operários de todos o Brasil ?
Infelizmente não encontramos muitas informações sobre a Metalúrgica Mar. Fica o pedido para quem souber mais detalhes, tiver fotos ou lembranças, que entre em contato conosco ou deixe um comentário.
Comentarios