Mercado Municipal

O famoso Mercado Municipal de São Paulo, em duas fotografias feitas à partir da rua da Cantareira no sentido centro-bairro.

O ANTES (década de 1950):

O DEPOIS (2010) – Clique para ampliar:

Observando as duas imagens, podemos notar a mudança do tráfego (antes em dois sentidos e agora somente bairro-centro), a remoção da linha áerea dos bondes, e a remoção dos postes de transmissão de energia, eliminados desde que a fiação desta área da cidade passou a ser pelo subterrâneo.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
ouça a nossa playlist:

13 respostas

  1. Olá. Eu tinha a foto mais antiga nos meus registros identificada como sendo de 1944, e não dos anos 50. Os veículos que aparecem na foto, inclusive, são todos do início dos anos 40. Abraços

  2. Realmente, a foto deve ser por volta de 1944, pois na site do DHP, Departamento historico da Prefeitura, existe a referida foto mencionando essa data.

  3. Eu amo os prédios antigos conservados, pena que são poucos. É nossa história, ao vivo sendo perdida no tempo. O 2ºBatalhão de Guardas é(foi) um prédio lindo, e poderia ser aproveitado como uma faculdade, como a Fatec. Pena que nossos governantes só enxergam soluções em ano político.

  4. Ahh olhei o site todo é não vi o mercadão pensei..não acredito que não vai ter…rs Noossa esse mercadão é maravilhoso… sou apaixonada pela arquitetura, por cada desenho dele. Teve um dia que fiquei parada em frente o mercadão viajando nessa arquietura dele. Ah é MAGNIFICO sem mais!

    1. Depósito de armas do exército paulista na revolução de 1932… mais ele ja seria construído para ser marcado municipal…o desenho da arquitetura é de ramos de Azevedo…meu avo,pai,tio, primos e eu mesmo trabalhei no mercado.

  5. Douglas, o que você pode nos informar sobre os prédios ai nos arredores do mercado? por exemplo do outro lado da avenida há um prédio enorme que ficou anos abandonado, se não to enganado sendo usado por moradores de rua, e depois em uma passada rápida que tive por ai, percebi que o mesmo estava finalmente sendo restaurado, mas não sei o nome dele, Ele fica de esquina. Você ou algum leitor poderia nos passar essas informações curiosas?
    Obrigado!

    1. Sei que são 5 anos..mais salvo engano o ed. são vito e o ed. Mercúrio foram demolidos…esatavam muito deteriorados…

  6. É um lugar muito bonito e ao mesmo tempo feio, pela sujeira que há no entorno do mercado. Dentro é bonito, mas eu acho que deveria-se ter mais zelo com ele. Outro dia estive nele e havia um cheiro forte de urina nas paredes. Lamentável para um lugar que é até ponto turístico.

  7. Este site é maravilhoso…um trabalho explendoroso de muito valor…pena que os órgãos públicos não dêem o valor e o devido respeito !! Fico grato por ter um site tão diverso é tão divertido… chegeui aqui por procurar nome das pessoas que são os logradouros… enfim parabéns

  8. Foto antiga, muitos veiculos da decada de 40. Packards, Chryslers, Plymouths , um ou outro Cadillac. O ultimo conversivel a direita, em tom prateado, eu gostaria de saber…. Seria um Buick? Carro de Dandy da epoca ( Dandy equivalente a Playboy ) na certa.

Deixe um comentário!

%d blogueiros gostam disto: