Largo do Palácio & Pátio do Colégio

Duas cenas que mostram a transformação do centro histórico de São Paulo em quase um século de distância entre as fotografias.

A primeira imagem, do ano de 1927, mostra o então Largo do Palácio com suas construções governamentais, sendo a mais importante delas o Palácio do Governo então sede da presidência do Estado de São Paulo.  A praça diante do palácio já havia sofrido seu primeiro remodelamento, com a remoção das grades que anteriormente cercavam a área e a instalação, em 1925, do monumento Glória Imortal aos Fundadores de São Paulo.

Já a segunda imagem, que é atual, mostra o mesmo local quase da mesma posição, onde vemos agora o Pátio do Colégio que foi reconstruído após a demolição do palácio. Ao fundo os prédios das secretarias estaduais, únicas construções da época do Palácio do Governo que permaneceram.

Qual fase você gosta mais: a do Largo do Palácio ou a do Pátio do Colégio ?

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
ouça a nossa playlist:

10 respostas

  1. Oi Douglas, eu gosto mais da versão atual. Está certo que o Colégio e a igreja sejam recentes, mas pelo menos remetem ao “Collegio” e à época colonial! Acho que foi um caso feliz de remodelação. Fora que dentro é bem agradável.

  2. Fantástico, Douglas. Mais um registro importante sobre São Paulo e a colina histórica.

  3. O prédio do Pátio do Colégio atual tem aparência mais antiga do que a foto de 1927.
    Porquê? Ele foi reconstruído com a arquitetura da fundação da Cidade?

  4. Muito legal! E acho impossível escolher um ou outro. A única diferença é que a atual eu conheço, enquanto a primeira eu amaria ter conhecido rsrs. Grande abs.

  5. Largo do Palácio, sem dúvida alguma!
    Eu me lembro bem da decepção que tive(e até hoje lamento) ao descobrir que a igreja não era a original, mas sim uma espécie de réplica, erguida, salvo engano, para as comemorações do IV Centenário de fundação de São Paulo. Corrijam-me se estiver errado.
    A foto antiga é maravilhosa!

  6. Sem duvida alguma prefiro o Patio do Colégio. Foi muito bem sucedido o esforço em reproduzir aquilo que já existiu ali um dia, e nos mostrar como era a cidade.

  7. Gosto mais da foto do Pátio do Colégio. Um local que mexe com o coração de uma paulistana que ama essa cidade!

Deixe um comentário!

%d blogueiros gostam disto: